Topo

"Sósia" de Jon Snow, dublador diz que se desgastou na Batalha dos Bastardos

Montagem com Jon Snow (Kit Harington) e André Sauer, seu dublador em "Game of Thrones" - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Montagem com Kit Harington e André Sauer, seu dublador em "Game of Thrones"
Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 07h00

A Batalha dos Bastardos, maior e mais épica batalha de "Game of Thrones" até o momento, desgastou os atores da série e também o dublador de Jon Snow (Kit Harington) no Brasil. Voz do personagem na sexta temporada, André Sauer admite ter ficado cansado com a sequência de quase 20 minutos de lutas do episódio exibido no último domingo.

"Fizemos as reações com bastante cuidado. Foi bem cansativo", conta o dublador ao UOL. Sauer explica que fazer reações como gritos e gemidos desgasta mais o corpo e a voz do que cenas com muitas falas. O profissional precisa se preparar mais para sequências de ação como a Batalha dos Bastardos.

"Em cena com muita reação, o cansaço é mais físico, desgasta mais a voz, tem que ter um preparo do diafragma. Mesmo assim, não tem jeito, vai rasgar a garganta, tem que entregar uma interpretação natural e mais próxima do original", explica.

Aguardada com grandes expectativas pelos fãs, a Batalha dos Bastardos trouxe o confronto entre Jon Snow (Kit Harington) e Ramsay Bolton (Iwan Rheon), dublado por Wendel Bezerra (voz de Goku, de "Dragon Ball Z", e Bob Esponja"). Snow foi o vencedor mesmo com exército menor – apenas 2.405 homens, contra 6 mil do rival.

Dublador temia morte de Jon Snow

8.mar.2016 - Corpo de Jon Snow (Kit Harington) aparece no trailer da sexta temporada de "Game of Thrones" - Reprodução/HBO  - Reprodução/HBO
Corpo de Jon Snow apareceu no trailer da sexta temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Reprodução/HBO
Aos 37 anos, André Sauer entrou relativamente tarde na dublagem. Ator de teatro e locutor, começou a dublar em 2012 e acumula papéis em séries importantes como o Pinguim (Robin Lord Taylor) em "Gotham", Jim Moriarty (Andrew Scott) em "Sherlock" e Chandler Bing (Matthew Perry) na versão paulista de "Friends".

Fã de "Game of Thrones", o dublador ficou surpreso quando foi chamado para o teste da série na Dubrasil, em São Paulo. "Falei: 'Como assim, fazer teste para o Jon Snow, mas ele vai voltar?' Porque era a grande dúvida do mundo. Fiz o teste, chegou o resultado e peguei o personagem, mas não caiu a ficha, porque 'e se ele não voltar? Se for só recordatório?' Fiquei um tempo sem cair a ficha", relembra.

A "decepção" do ator aumentou depois que a série começou a ser dublada": "Falaram que meu personagem não aparecia no primeiro episódio e pensei: 'Ele está morto mesmo, não vai rolar'. Só fui saber que ele voltava mesmo poucos dias antes de a gente realmente gravar".

Sauer considera "GoT" o seu maior trabalho: "Pela representatividade, pela grandeza da série hoje em dia, é a mais vista da atualidade, eu diria que é o mais importante sim. Além disso, é um dos meus favoritos".

Semelhança com Jon Snow é "coincidência"

Assim que começou a dublar Jon Snow, André Sauer começou a ser comparado com o personagem, e suas fotos nas redes sociais "entregam" a leve semelhança com Kit Harington.

"Quem tem cabelo comprido e barba costuma ser comparado, né? Já teve uma pessoa ou outra que fez essa brincadeira, vê que estou fazendo e já faz uma associação. A gente se diverte com essas coisas. Primeiro tem a seriedade do trabalho, depois é divertido. É uma coincidência, deixo para os amigos tirarem sarro", brinca.

Brincadeiras à parte, Sauer admira o trabalho do intérprete do ex-comandante da Patrulha da Noite: "No caso do Jon Snow, ele é um bastardo, passa por várias questões interessantes para um ator lidar e que Kit Harington faz muito bem, gosto muito do trabalho dele".

A semelhança acaba quando o assunto é o affair de Kit Harington ciom Grazi Massafera, no fim do ano passado, durante a passagem do astro pelo Rio de Janeiro: "Não falta [Grazi], tenho aqui a minha mulher", diz o dublador, casado há três anos.