Topo

Inspirado por vinho de Jon Snow, estudante cria canal de receitas medievais

O estudante Vinícius Caldas comanda o canal culinário Cozinha dos Tronos com receitas tiradas de "Game of Thrones" - Divulgação/CozinhadosTronos
O estudante Vinícius Caldas comanda o canal culinário Cozinha dos Tronos com receitas tiradas de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/CozinhadosTronos

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

25/06/2016 07h00

Todo fã de "Game of Thrones" sabe que Jon Snow (Kit Harington) é um homem de muitos talentos, mas poucos observaram que o jovem bastardo também tem habilidades na cozinha. A destreza culinária do personagem não passou despercebida pelo vlogger Vinícius Caldas, que há dois meses apresenta o canal culinário "Cozinha dos Tronos" no YouTube. 

"A ideia surgiu quando eu estava lendo 'A Fúria dos Reis' [segundo livro da saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo' de Geoge R. R. Martin] e li uma passagem em que o Jon Snow prepara um vinho condimentado para o Velho Urso e aí fiquei com vontade de fazer", conta o estudante de publicidade de 20 anos em entrevista ao UOL.

Para preparar as receitas, quase todas inspiradas em passagens dos livros ou da série, Vinícius tem a ajuda de dois amigos, da namorada e do pai, que empresta o sítio onde mora em Atibaia, interior de São Paulo, para servir de cozinha e cenário.

"Fui procurar algum canal que fizesse receitas medievais e os poucos que achei tinham uma edição ruim ou eram muito longos", explica ele, que além do cenário caprichado, investiu em louças medievais, espadas, brasões e também em um avental de couro.

Apesar dos números tímidos, cerca de 2 mil acessos por vídeo, Vinícius comemora a repercussão entre os fãs da série. "Algumas pessoas já reproduziram as receitas e vários fãs me pedem para ensinar a fazer manteiga caseira", diz. Até o fechamento desta matéria, o vídeo que tinha mais visualizações era o Café da Manhã de Winterfell. A receita preferida de Vinícius, no entanto, é o vinho de Jon Snow. "Fica muito saboroso", garante.

Gengibre, noz-moscada, cravo e canela

Por outro lado, não são todas as receitas que dão certo. O estudante conta que precisou repetir o preparo dos ovos recheados porque a aparência do prato não tinha ficado muito bonita. "Como é medieval, tem que ter essa aparência rústica, mas no vídeo tem que ter um apelo visual", explica.

Para quem quer se arriscar na cozinha medieval, o vlogger dá uma dica: fazer um estoque de gengibre, noz-moscada, cravo e canela. "É a Santa Trindade da culinária medieval, quase toda receita tem", diz.

Com o encerramento da sexta temporada de "Game of Thrones", que chega ao fim no próximo domingo (26), Vinícius já tem ideias para diversificar o canal. Recentemente, ele deu início a uma série de receitas inspiradas em "World of Warcraft", game de fantasia que deu origem a um filme atualmente em cartaz.