Topo

Diretor de "Dez Mandamentos" rebate Itié após críticas: "TV não é cinema"

Giselle Itié, a Zípora de "Dez Mandamentos", reclamou da edição da novela - Munir Chatack/TV Record
Giselle Itié, a Zípora de "Dez Mandamentos", reclamou da edição da novela Imagem: Munir Chatack/TV Record

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 19h46

Diretor das novelas "Os Dez Mandamentos" e "Terra Prometida", Alexandre Avancini rebateu as críticas de Giselle Itiê à cena do reencontro de Adira e sua personagem, Zípora, no capítulo que foi ao ar na terça-feira (27) na segunda parte da saga de Moisés.

Em sua conta do Twitter, Itiê reclamou da cena que, afirmou, "deixou muito a desejar". Ela culpou a edição da novela e disse que o erro foi priorizar as caracterizações dos personagens, que passaram por uma passagem de tempo, em detrimento da dramatização dos atores.
 
"Infelizmente, o editor preferiu 'salvar' a caracterização das personagens (mãos e pescoços descascando) do que colocar no ar a real emoção das personagens sem cortes grotescos... Muito frustrada do lado de cá. Muito", desabafou.
 
Avancini disse que não dirigiu a cena em questão, mas discordou da atriz. "Não existe isso. O ator tem um tempo dramático e tem cenas que permitem tempo dramático. Todos atores fazem isso. É bonito, mas televisão não é cinema. Você não está imerso numa sala escura. Eu falo isso para os atores, eles não veem o todo, mas o que eles fazem. A gente [da direção e edição] tem obrigação de ver o todo. Com muio tempo dramático, a gente enxuga" afirmou Avancini.
 
Ele disse que há o cuidado de se dosar momentos dramáticos para que a novela prenda o público: "Se ficar muito [tempo dramático], o espectador acaba se distraindo".
 
O diretor também explicou por que houve a preferência de se manter os mesmos atores em vez de substitui-los após o envelhecimento dos personagens que enfrentaram 40 anos de deserto depois da travessia do Mar Vermelho.
 
"A gente não podia trocar o elenco. Não podíamos trocar Moisés, Arão. É uma equação difícil mesmo. A opção foi pelo envelhecimento mesmo", afirmou.