Topo

Nos bastidores, Iluminados vira Jogos Mortais e cantores sofrem com inglês

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

03/07/2016 07h00

Aparecer no "Domingão do Faustão" e cantar seis músicas é o sonho de qualquer cantor, inclusive dos participantes do quadro "Iluminados", que entra em sua terceira fase neste domingo (3). Apesar de estarem curtindo a oportunidade, os selecionados contam que a preparação é intensa e chegam a comparar a atração musical a um filme de terror.

"A gente apelidou isso aqui de 'Jogos Mortais' da música", conta Júnior Karrerah em entrevista ao UOL durante uma tarde de ensaios do quadro, em uma escola de música em São Paulo. Ao lado do brasiliense Guga Camafeu, o cantor de Ribeirão de Preto é quem tem mais experiência na competição. Os dois estão desde a estreia e ainda não conseguiram aprovação para a final.

"São muitas dificuldades, a primeira é que temos que cantar sempre no tom da música original. Não importa se foi gravada por homem ou mulher, você tem que se virar para encaixar sua voz", conta Filipe Labre, de Palmas, Tocantins.

Para ajudar os calouros, o quadro conta com três preparadores vocais. "A gente tem alguns truques, às vezes precisa mudar a melodia, mas tem dado certo. Acho que a maior dificuldade é cantar aquilo que você não gosta. Meu conselho é aprender a linguagem, se apropriar. Falo para eles que todos os grandes cantores são grandes intérpretes", diz o professor de música Paulo Brito.

Embromation

Vindos de cidades de todo o Brasil e com passagens por outros realities, os candidatos elegem a parte de decorar as músicas como a mais complicada. Além disso, eles sofrem para cantar em inglês. A cada semana, pelo menos duas canções são de intérpretes estrangeiros. "Hoje vai ser no embromation, tion, tion", lamenta o catarinense Edu Gueda antes de se atrapalhar com os versos de "Stitches", de Shawn Mendes. "As redes sociais estão de olho em vocês errando letra", avisa o diretor Henrique Mathias. "Já deu para aprender por osmose. Vocês estão no 'Iuminados'. Acreditem", incentiva. 

Assumindo o papel de Dr. Jigsaw - para manter a referência a "Jogos Mortais" - , o diretor é o responsável por escolher o reportório da semana. "Você ainda não viu nada", defende-se ao ser acusado de sadismo por selecionar "Travessia" (Milton Nascimento), "Disparada" (Jair Rodrigues) e "Crazy in Love" (Beyoncé) em uma mesma rodada.

"A gente pesquisa bastante para escolher as músicas. Procuramos aquilo que as pessoas gostam de ouvir e cantar junto, quais são as mais baixadas do momento, as preferidas do karaokê, uma canção que marcou época. Eu também coloco as músicas preferidas da minha filha. Na temporada passada eu coloquei 'Let it Go' do filme 'Frozen'", diverte-se.

Já em sua segunda temporada, o "Iluminados" tem uma dinâmica diferente de competições musicais conhecidas como "The Voice" e "Ídolos". Cada programa começa com sete cantores que cantam 30 segundos da mesma música. Os três menos votados pela plateia e pelo público na internet ficam na berlinda. Dois são salvos por uma dupla de famosos. Gabi Amarantos e Alexandre Pires são os convidados deste domingo. Os seis cantores que permanecem na disputa seguem cantando outras músicas até que sobram apenas dois.

O vencedor leva um prêmio de R$ 50 mil e uma vaga na final. Já os eliminados voltam ao palco para uma repescagem e quatro ganham uma oportunidade de retornar na semana seguinte. No último episódio do quadro, os finalistas de cada etapa disputarão um prêmio de R$ 150 mil.