Topo

"As pessoas esquecem", diz ator sobre fazer mocinho e vilão na mesma novela

Ator Milhem Cortaz interpreta Calebe, o melhor amigo de Josué em "A Terra Prometida" - Munir Chatack/Record
Ator Milhem Cortaz interpreta Calebe, o melhor amigo de Josué em "A Terra Prometida" Imagem: Munir Chatack/Record

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

11/07/2016 07h00

Intérprete de Calebe, amigo e principal conselheiro de Josué (Sidney Sampaio), Milhem Cortaz está no ar em "A Terra Prometida", mas já é figurinha antiga da saga bíblica que começou a ser contada com Moisés em "Os Dez Mandamentos".

O ator apareceu como outro personagem no início da primeira parte da novela, quando os hebreus ainda eram escravos no Egito. Muito antes do milagre do Mar Vermelho, ele era um carrasco egípcio que atormentava a vida do chamado "povo de Deus".

Passadas as pragas, o tempo de escravidão, as batalhas no deserto, eis que Cortaz retorna à trama, no final de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada", mas desta vez como o fiel Calebe. A volta dele foi comentada pelo colunista Maurício Stycer, do UOL, que chamou atenção para divergência gritante entre os papéis: um vilão e um mocinho.

O ator, em entrevista ao UOL, explicou que não previa voltar aos "Dez Mandamentos", já que ele foi escolhido para o papel de Calebe no lugar do ator Rodrigo Vidigal após uma passagem de tempo. No entanto, afirmou não ver problema em ter feito personagens diferentes em uma mesma novela.

"Foram só dois capítulos [que fez como egípcio em 'Os Dez Mandamentos']. Novela é uma coisa que as pessoas esquecem, passa. O importante é a história. Não me apeguei a isso", disse. "Sai depois do início da novela porque tinha um outro projeto com a Record, [a série] 'Plano Alto 2', que foi engavetado", explicou.

Ele também falou que não estava prevista a sua volta para "Os Dez Mandamentos", apenas a escalação para "Terra Prometida". "Fiquei feliz [de voltar]. Eu não sabia nem que ia fazer 'Os Dez Mandamentos'. Fiz essa transição para as pessoas entenderem no que se tornou o Calebe. O objetivo não era fazer novela ['Os Dez Mandamentos']", afirmou.

"Maior desafio é me expor"

Milhem Cortaz não precisa de grande esforço para dar vida ao personagem Calebe, principal conselheiro de Josué. Isso porque o ator diz que se considera muito parecido ao guerreiro e líder da tribo de Judá.

"O maior desafio é eu me expor, já que o personagem tem muito de mim mesmo. Geralmente, nos escondemos atrás dos personagens e esse está exigindo que eu esteja na frente",afirmou Cortaz em entrevista ao UOL.

O ator explica que possui muito em comum com Calebe. "Sou companheiro, corajoso, amoroso, conselheiro e tenho fé. Sou um cara assim. Quando amo os meus amigos verdadeiros, quero o bem deles e que eles vençam. Essa é a função do Calebe na vida do Josué, impulsionar ele pra cima para acreditar que pode ser um bom líder", disse.