Topo

"Gostaria que o ódio de Bento fosse sanado pelo amor", diz Irandhir Santos

Irandhir Santos é o vereador Bento dos Anjos em "Velho Chico" - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Irandhir Santos é o vereador Bento dos Anjos em "Velho Chico" Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

11/07/2016 07h00

Embora carregue signos celestiais no nome e no sobrenome, Bento dos Anjos está em constante luta contra seus demônios em "Velho Chico". Longe de ter o temperamento manso de Santo (Domingos Montagner), o personagem defendido brilhantemente por Irandhir Santos é impulsivo, explosivo e carrega um lado sombrio - a morte de Belmiro (Chico Diaz) deixou de herança o sentimento traiçoeiro da vingança e a aversão quase doentia aos de Sá Ribeiro.

"Esse é o lado mais dramático, o ponto mais complexo dele, É o que o torna tão interessante. Como ator, é maravilhoso, é aí que se fundam as ramificações desse lado trágico. Nisso, devo muito a Diyo Coêlho, que fez o personagem muito bem na primeira fase. Bento carrega no peito essa dor em forma de carranca", afirma Irandhir.

Segundo o ator, essa dualidade, que poderia até causar certa rejeição ao personagem, foi bem aceita: o público enxerga no vereador suas características mais solares, o viés do homem apaixonado e do político idealista. Avesso às redes sociais, é nas ruas que o pernambucano de 37 anos ouve elogios sobre a química do casal formado entre o político e a professora Beatriz (Dira Paes) e pela luta em defesa do povo de Grotas do São Francisco.
 
"Tudo isso é fruto de uma violência muito clara. Aquilo cicatrizou, mas não morreu. Bento vê que o Saruê (Antonio Fagundes) continua mandando na cidade. As pessoas entendem", analisa ele, que tem um desejo declarado quando o assunto é o triângulo amoroso formado com Martim (Lee Taylor), filho de seu maior inimigo.
 
"Quero muito que ele permaneça com a Beatriz. Eles juntos são mais fortes. Gostaria que esse ódio de Bento futuramente fosse sanado através do amor", afirma.

Martim (Lee Taylor) ameaça a relação de Bento e Beatriz (Dira Paes) - Caiuá Franco/TV Globo - Caiuá Franco/TV Globo
O fotógrafo Martim (Lee Taylor) ameaça a relação de Bento e Beatriz (Dira Paes)
Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Aceitar a paixão do irmão por Tereza (Camila Pitanga) e a presença do recém-descoberto sobrinho Miguel (Gabriel Leone) em sua casa lhe doem tanto quanto o tiro que despedaçou sua família. Cercados de amor e de ódio, os embates com Santo têm rendido alguns dos pontos altos da trama de Benedito Ruy Barbosa.

"É um jogo dramático que a gente vai cascavilhando. Bento cresce muito nas cenas com o Domingos, eu me apoio na emoção. As pessoas comentam que é muito bonito ver a relação dos dois", diz.

Intérprete também tem torcida, e por isso Irandhir não gostaria de descobrir que Bento é pai de Olívia (Giullia Buscacio) e fruto, portanto, de uma relação extraconjugal com Luzia (Lucy Alves), como muitos telespectadores apostam. Não sendo irmãos, ela e Miguel, afinal, poderiam ter seu final feliz.

"Escuto muitos comentários a respeito, e acho que realmente tudo pode acontecer, mas torço para que não seja dessa forma. Penso que isso iria destruir a relação de Bento com o irmão", diz.

Bento (Irandhir Santos) e Santo (Domingos Montagner) em "Velho Chico" - Caiuá Franco/TV Globo - Caiuá Franco/TV Globo
Os embates entre Bento e Santo (Domingos Montagner) rendem algumas das cenas mais emocionantes da novela
Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Com uma sólida carreira no cinema, construída em filmes como "Baixio das Bestas", "Tropa de Elite 2" e "O Som ao Redor", Irandhir vem conquistando papéis importantes na TV, como na série "Amores Roubados" e na novela "Meu Pedacinho de Chão". A única mudança, ele diz, foi uma abordagem maior do público, situação com que ele diz lidar com naturalidade. Mesmo agora que passou a "disputar" o título de galã com Domingos Montagner numa novela das 21h.

"Não cabe a mim esse posto (risos). Na verdade, sou como o Bento, queria ser como ele quando crescer", brinca o pernambucano, que garante não ter mudado sua rotina depois que virou figura mais constante na televisão.

"Tive a sorte de fazer projetos muito especiais. Recebo esse retorno de forma muito positiva, é sempre com muito carinho. Isso me alimenta e me transforma como ator", diz.