Topo

Ao vivo, Faustão acusa COB de barrar ida de Diego Hypolito em seu programa

Faustão chama presidente do COB de "imbecil"  - Reprodução
Faustão chama presidente do COB de "imbecil" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/07/2016 18h55

O apresentador Fausto Silva acusou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de ter barrado a ida do ginasta Diego Hypólito ao seu programa na Globo e classificou a decisão de "imbecil".

O atleta chegou a ir aos estúdios da TV Globo, em São Paulo, mas faltando poucos minutos para o início da participação, teria recebido uma ligação proibindo-o de participar da atração.

“Ele não veio por causa de compromissos com a seleção”, explicou a irmã, Daniele. O apresentador, no entanto, rebateu a ginasta e lembrou o técnico Fernando de Carvalho Lopes, que foi afastado da seleção brasileira de ginástica na última sexta-feira (15) após acusações de abuso sexual.

“Na verdade, o Diego não deve ter vindo porque teve problema com o treinador dele, o Fernando Carvalho, acusado de abuso sexual. Mas a gente esperava ele aqui”, afirmou Faustão, visivelmente irritado. Daniele Hypólito chegou a convidar participantes da plateia para participar do quadro com ela, mas acabou acompanhada pelo comentarista Caio.

"O fato de o treinador ter sido afastado por causa de uma suspeita não tem nada a ver com ele. Aí o dirigente, que deve ser um imbecil, liga para ele antes de entrar no ar e fala manda ele não participar. Ficou o Diego chorando, porque era a chance que ele tinha de receber uma homenagem. Porque a gente sabe que as condições de atletas no Brasil são ótimas, não é? Igual Alemanha, Estados Unidos. Uma decisão imbecil, que só dirigente brasileiro toma uma atitude imbecil assim. A sociedade brasileira espera uma posição de Carlos Arthuz Nuzman, que não deve aparecer."

Mais tarde, o apresentador chamou uma produtora do programa para explicar o que tinha acontecido. "Agora a imprensa esportiva vai se ocupar desse assunto e vai mostrar para o público como é a pressão que sofre um atleta a 20 dias dos Jogos Olímpicos, e que não pode nem participar de um programa de auditório", reclamou. 

Em contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa do COB informou que: "a decisão foi do técnico (Marcos Goto, com quem Diego está treinando) e da área técnica do COB. Nada a ver com o Nuzman".

Devido à repercussão negativa, o COB enviou uma nota ao programa explicando o que teria ocorrido nos bastidores. "A gente teria a participação de Neymar Jr. e [o ator] Zulú de um lado, e a Daniele e o Diego Hypolito do outro. Eu [Faustão] achei que o Diego estava apenas atrasado, por isso, só depois do primeiro intervalo é que eu fiquei sabendo que o Diego havia recebido um telefonema, um minuto antes de entrar [no palco do programa] proibindo a participação dele. Pedi para que o Jaime Praça entrasse em contato com o Arthur Nuzmann [presidente do COB]. E ele mandou uma nota dizendo que 'foi uma decisão do técnico do atleta, Marcos Goto, para tentar tirar o atleta do foco às vésperas dos Jogos Olímpicos. Vale ressaltar que o atleta não pediu autorização ao seu treinador para participar do seu programa", disse Faustão.

Hypólito x Lopes
 
A Confederação Brasileira de Ginástica afastou por tempo indeterminado o técnico da seleção masculina Fernando de Carvalho Lopes, acusado de abuso sexual. O treinador é investigado pelo Ministério Público Estadual após denúncia feita pelos pais de um ginasta menor de 18 anos, cuja identidade foi preservada pela Justiça.
 
Segundo UOL Esporte, Fernando trabalhava com Diego Hypolito desde 2014, mas a parceria foi desfeita em maio, antes da Copa do Mundo de Ginástica, disputada em São Paulo. Hypolito passou a treinar com Marcos Goto, que também treina o campeão mundial e olímpico Arthur Zanetti.