Topo

TV Cultura estreia série sobre participação brasileira na Segunda Guerra

"Terra Prometida" tem histórias baseadas em fatos reais, reconstituídas em animação e com imagens de arquivo - Divulgação
"Terra Prometida" tem histórias baseadas em fatos reais, reconstituídas em animação e com imagens de arquivo Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

19/07/2016 13h34

A TV Cultura exibe a partir desta sexta-feira (22), às 22h, a série documental "Terra Prometida", que mostra a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Com seis episódios, a produção aborda histórias baseadas em fatos reais, que foram reconstituídas em animação e com imagens de arquivo, de pessoas afetadas pela guerra.

Rica em fatos históricos, a série tem como pano de fundo momentos importantes da política brasileira da época, sua participação na Segunda Guerra, a ascensão de Hitler, o início do plano de segregação, a humilhação da população de origem judaica e todas as atrocidades do Nazismo.

Entre as histórias retratadas estão a de Aracy Guimarães Rosa, uma mulher corajosa que driblou os protocolos da diplomacia brasileira e conseguiu vistos e passaportes para centenas de refugiados judeus; Gustav Fraz Wagner, conhecido como “Besta de Sobibor”, subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia, que viveu refugiado por 30 anos em um sítio no interior de São Paulo.

"Terra Prometida" mostra ainda a tentativa frustrada do físico Albert Einstein ao pedir asilo brasileiro para uma amiga; o jovem Gingo, nascido em São Paulo, filho de imigrantes alemães que, mesmo contrariado, teve que lutar ao lado de Hiltler, entre outros.

Produzida pela Conspiração, em coprodução com a Synapse, a série é dirigida por Paschoal Samora, em codireção com Denise Adams. A criação é de Renato Fagundes e Luiz Noronha, e o roteiro é assinado por: Haná Vaisman, Gabriella Mancini e Rossana Maurell. A animação ficou por conta do Belli Studio.
 
O projeto foi realizado com recursos viabilizados pela Lei do Audiovisual, através da ANCINE, e recebeu investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da FINEP.