Topo

Ex-global Rafael Almeida dirige clipes e tem hits com milhões de acessos

Rafael Almeida dirige clipe da banda Onze:20 com participação da atriz Pâmela Tomé - Reprodução/Instagram/rafaelalmeida
Rafael Almeida dirige clipe da banda Onze:20 com participação da atriz Pâmela Tomé Imagem: Reprodução/Instagram/rafaelalmeida

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

20/07/2016 07h00

Lembra dele? Há dez anos, Rafael Almeida estreava na TV como o doce e sensível Luciano, jovem pianista da novela "Páginas da Vida". De promessa global, o ator e cantor decidiu investir de vez na carreira musical: abriu uma produtora e dirige videoclipes com milhões de acessos na internet. Entre os artistas, estão Cristiano Araújo, Simone e Simaria, Onze:20 e sua irmã, Tânia Mara.

Rafael dirige clipes desde 2009 e não cobrou nada pelos primeiros. Há três anos, passou a se dedicar mais ao trabalho atrás das câmeras quando abriu sua empresa. Na época, ele atuava na novela "Flor do Caribe", seu último trabalho na Globo. Em seguida, viajou para Los Angeles (EUA), onde estudou música, inglês e negócios em Hollywood. Atualmente, acumula mais de 100 projetos audiovisuais em sua empresa.

Ao UOL, o ator conta que ainda é reconhecido pelos trabalhos na TV, mas não se sente desconfortável por estar fora da Globo e gosta de conciliar as duas profissões: "No mercado internacional, vemos artistas que cantam e têm carreira como ator, e atores são diretores. Aqui no Brasil gera essa sensação nas pessoas: 'O que você é de verdade?'. É como se eu não pudesse fazer as outras coisas. As duas profissões estão ligadas".

Rafael Almeida dirige seu próprio videoclipe, "Rio California" - Reprodução/Instagram/rafaelalmeida - Reprodução/Instagram/rafaelalmeida
Rafael Almeida dirige seu próprio videoclipe, "Rio California"
Imagem: Reprodução/Instagram/rafaelalmeida
Alguns dos clipes de Rafael Almeida estão entre os mais acessados de cada artista no YouTube e viralizam rapidamente. O vídeo mais visto de Simone e Simaria, dupla sensação do forró e do sertanejo, por exemplo, tem mais de 50 milhões de visualizações. Fã da antiga MTV, emissora que impulsionou a produção desse conteúdo, o diretor teve de se adaptar sua direção para a internet.

"A TV ainda é muito importante para o entretenimento, mas não dá para negar que o YouTube revolucionou completamente a forma de consumir música e videoclipes. Até a forma de filmar tem de ser diferente. Temos que pensar que a maior parte das pessoas vai assistir pelo celular, nem todas ampliam a tela", explica.

O vídeo mais recente de Rafael, da banda Onze:20, foi lançado na noite de segunda (18) e em 24 horas somou 100 mil acessos. O próximo clipe será uma parceria dos sertanejos Marcos e Belutti com sua irmã, Tânia Mara, artista que ele considera "mais difícil" de trabalhar junto.

"É muito difícil dirigir a minha irmã, porque, além de rolar uma ansiedade pelo fato do sentimento familiar muito forte no set, tem o fato de ser casada com um dos maiores diretores do país [Jayme Monjardim]. Com certeza, gera uma responsabilidade muito grande", admite.

Rafael Almeida e o novelista Manoel Carlos, autor de "Páginas da Vida" (2006) - Reprodução/Instagram/rafaelalmeida - Reprodução/Instagram/rafaelalmeida
Rafael Almeida e o novelista Manoel Carlos, autor de "Páginas da Vida" (2006)
Imagem: Reprodução/Instagram/rafaelalmeida

Ator virou "promessa" da Globo no improviso

O interesse pela direção veio do cinema, sua paixão, que também fez Rafael sentir vontade de atuar. A primeira novela foi "Páginas da Vida" (2006), quando ele tinha 17 anos. Indicado pelo cunhado e diretor da trama, Jayme Monjardim, o jovem ator relembra que aprendeu piano às pressas para passar no teste e interpretar Luciano.

"Manoel Carlos estava testando atores e não aprovou nenhum. O Jayme na época namorava minha irmã e me indicou porque eu era músico. Aprendi piano para o teste. Dei um jeito de aprender de última hora uma música para tocar, virei a noite estudando e consegui. Começou no improviso, mas hoje o piano faz parte da minha vida e da minha carreira musical", relembra.

Na trama, ele viveu um romance com Giselle, interpretada por Pérola Faria, então com 15 anos. A trama adolescente conquistou o público, Rafael virou promessa da Globo e emendou trabalhos: protagonizou "Malhação" durante dois anos, apresentou a "TV Globinho" e fez mais duas novelas, "A Vida da Gente" (2011) e "Flor do Caribe" (2013).

Pérola Faria e Rafael Almeida em "Páginas da Vida" (2006) - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Pérola Faria e Rafael Almeida em "Páginas da Vida" (2006)
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
O namoro na TV foi para a vida real. Rafael e Pérola ficaram juntos durante quase quatro anos. A atriz, agora na Record, está com o colega Bernardo Velasco, com quem contracenou em "Os Dez Mandamentos". Rafael, que atualmente namora uma advogada, diz ter boa relação com a ex: "Hoje somos grandes amigos. O atual namorado dela é meu amigo, inclusive é o protagonista do clipe da minha irmã. Acabei de dirigi-lo, mesmo ele namorando a Pérola".

Dez anos após sua estreia na Globo, Rafael Almeida encerrou seu contrato com a emissora. Aos 27 anos, ele está satisfeito com seus trabalhos audiovisuais e acredita que hoje voltaria mais experiente para a TV: "O tempo atrás das câmeras me trouxe uma maturidade e experiência artística que acho que voltar a fazer novelas seria diferente em termos de atuação, presença artística, qualidade mesmo. Existiu um processo de maturação e aprendizado muito grande durante esses anos".