Topo

João Kleber deixa novo programa menos "certinho": "Povo quer bagunça"

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/07/2016 07h00

Em 5 de junho, João Kleber estreou seu novo programa na RedeTV!, "João Kleber Show", com orquestra e competição musical entre cantores de alto nível. O público, acostumado ao apresentador do "Teste de Fidelidade" e de segredos bizarros do "Você na TV", reclamou do estilo "certinho" da atração, e o animador decidiu mudar. Agora, ele imita artistas, faz pegadinhas e leva até "homem sem cabeça".

Nas últimas semanas, João Kleber abriu seu dominical imitando John Travolta, Ney Matogrosso, Lady Gaga e Freddie Mercury, entre outros. Neste final de semana, vai se fantasiar de Beyoncé. Ele também quer se vestir de Katy Perry e Alcione. No último programa, João também "virou" Silvio Santos.

"O público de domingo à noite quer coisas irreverentes, e [os telespectadores] cobram demais a minha irreverência. Eles não gostam de ver um programa bem produzido, bem elaborado, com orquestra, cantores que cantam muito. Eles querem bagunça, querem João Kleber fazendo os segredos do 'Você na TV'", explica o apresentador ao UOL.

As imitações levantaram a audiência do "João Kleber Show", que marca entre um e dois pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope. Atendendo a um pedido do público, João voltou com os "mistérios" do "Você na TV", que para o animador era um "besteirol total". No último final de semana, ele surpreendeu seu público e levou um "homem sem cabeça".

"Falavam que o programa estava 'muito certinho' para a minha cara. Foi quando eu comecei a colocar mais brincadeira. Fiz caracterizações, imitei Silvio Santos, coloquei homem sem cabeça. O pessoal delira", comemora.

João Kleber se transforma em Lady Gaga no "João Kleber Show" - Artur Igrecias/RedeTV! - Artur Igrecias/RedeTV!
João Kleber se transforma em Lady Gaga no "João Kleber Show"
Imagem: Artur Igrecias/RedeTV!
"Não quero fazer drama"

João Kleber não teme ser comparado a Rodrigo Faro, que imitava cantores no quadro "Dança, Gatinho", de seu programa na Record: "É novo para essa geração, mas nos anos 80 eu já fazia isso. As pessoas não lembravam o que eu tinha feito como humorista e estou resgatando. Fiz várias imitações dentro dos 'Trapalhões'".

Além das performances, o apresentador voltou com as pegadinhas, outro carro-chefe de sua carreira na RedeTV!. Na semana passada, Sabrina Boing Boing foi "pega" por uma falsa reportagem: "As pessoas pedem as pegadinhas. Pedi na reunião ideias para a equipe. Silvio Santos voltou com as câmeras escondidas e é o pico [de audiência] dele. Esse homem é o gênio do entretenimento".

Apesar das mudanças, o apresentador reconhece ser difícil concorrer contra "Fantástico", "Programa Silvio Santos", "Domingo Espetacular" e "Pânico na Band". Ele espera levantar o ibope do "João Kleber Show" com o retorno da "bagunça": "O programa é um embrião ainda, está sendo formado no ar, estou vendo o que funciona e o que não funciona. 'Você na TV' demorou três meses para engrenar".

João descarta apelar para o drama, como fazem outros apresentadores de TV aos domingos. "Meu programa todo é um show. Não posso nem quero fazer drama à noite. Não combina com o horário e não é a minha pegada. Deixo para os caras que eles fazem bem. Estou mais na linha de Chacrinha e Silvio Santos", analisa.