Topo

Thaís Melchior diz que levou tapa "tipo Chaves" de Paloma Bernardi

Protagonista de "A Terra Prometida", Thaís Melchior faz a hebreia Aruna na novela da Record - Marco Antonio Teixeira/UOL
Protagonista de "A Terra Prometida", Thaís Melchior faz a hebreia Aruna na novela da Record Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, no Rio

29/07/2016 12h12

Intérprete de Aruna, em "A Terra Prometida", Thaís Melchior sente na pele da personagem a raiva de Samara (Paloma Bernardi), que disputa com ela o amor de Josué (Sidney Sampaio), mas não precisou sofrer fisicamente com o tapa que levou da irmã de consideração.

Nos bastidores das gravações da novela, no complexo de estúdios da Casablanca (antigo RecNov), no Rio, a atriz contou ao UOL que pela primeira vez levou uma bofetada de mentirinha na televisão na cena que foi ao ar na terça-feira (26). "A gente gravou de primeira. Acho que pareceu de verdade, mas foi técnico. Eu nunca tinha feito tapa técnico. Nas outras novelas eu preferia receber e dar tapas de verdade", afirma.

Melchior lembra que apanhou para valer em outras novelas e compara com a cena da trama bíblica: "Eu recebi um tapa de verdade em 'Malhação'. E dei outro em 'Vitória'. A diretora [de 'A Terra Prometida'] preferiu fazer o tapa técnico e funcionou".

Mesmo quando o tapa é de verdade, explica, existe um preparo a fim de que seja o menos dolorido possível. "Tem uma técnica que bate mais com as pontas dos dedos que dói menos", assegura.

Já o tapa que simula uma violência real, mas não chega a machucar os atores, depende de muita atenção de todos envolvidos.  "É um jogo de câmera. Na hora que você sente um vento no nariz, você vira. É tipo 'Chaves', só que mais bem feito", diverte-se.

Ela diz que aprovou a cena ao vê-la no ar. "Ficou legal no vídeo. É uma cena difícil pra gente. Nos concentrarmos muito. Passamos o texto várias vezes e na hora do vamos ver veio na hora a emoção", conta a atriz, que recusa o título de expert em tapas. "Até parece (risos)", afirma.

Samara discute com Aruna antes de lhe dar um tapa no rosto - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Samara discute com Aruna antes de lhe dar um tapa no rosto
Imagem: Reprodução/Record


Revidar o tapa ou não?
Thaís Melchior diz que ter se imaginado na mesma situação da personagem, que foi autorizada pelo pai a devolver o tapa em Samara, mas preferiu agir dizendo que fazer o mesmo seria repetir o erro da rival.

"Já pensei muito sobre isso. Acho que a Aruna é mais controlada do que eu. Depois dessa cena, acho que eu agiria igual a ela. Mas no calor da emoção, se uma pessoa me dá um tapa, a minha primeira reação seria revidar", reconhece.

Ela acredita que existam pessoas com a sensatez de Aruna e supõe que a aparente passividade da personagem com Samara é pela gratidão de ter sido aceita na família.

"Ela teria morrido se a família não tivesse decidido aceitá-la em casa. Ela foi aceita de uma maneira não muito justa porque tem que fazer todos os trabalhos da casa, recebe ordens o tempo todo. Ela faz com gosto e por gratidão. É uma opção dela ter uma postura mais leve, tentar engolir, e pela índole que possui", considera.