Topo

"Momento de maturidade da TV", diz Caio Blat sobre cena gay de "Liberdade"

Em "Liberdade, Liberdade", André e Tolentino se entregam ao amor - Reprodução/Gshow
Em "Liberdade, Liberdade", André e Tolentino se entregam ao amor Imagem: Reprodução/Gshow

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 11h11

Um dos protagonistas da primeira cena de sexo entre dois homens a ser exibida em uma novela brasileira, Caio Blat comemorou a boa aceitação do público a ela e disse acreditar que a TV do Brasil atingiu a “maturidade”.

“Foi uma coisa impressionante, um momento mágico”, disse o ator de “Liberdade, Liberdade” durante o “Encontro” desta segunda-feira (1º). “Toda a sociedade voltou o olhar para o tema, que conseguiu se tratado com delicadeza, elegância, com sabedoria. Muita gente se sentiu reconhecida, muita gente se sentiu representada. Acho que é um momento de maturidade da televisão brasileira”.

Segundo Blat, o fato de a cena ser exibida em uma novela de época ajuda a mostrar o quanto os preconceitos são construídos. “A homossexualidade faz parte da humanidade desde que ela existe. O homem sempre teve esse lado, isso é natural do ser humano, existe e sempre existirá. E acho legal que isso aconteça em uma novela histórica, porque mostra como o preconceito é pré-histórico, é uma construção histórica”.

Além disso, as cenas também ajudam na diminuição da intolerância, na avaliação do ator. "Isso muda, aos poucos as pessoas vão tratando com mais naturalidade, vão aceitando melhor a liberdade dos outros, vão sendo menos intolerantes, menos preconceituosas. Acho que foi uma conquista a gente conseguir falar sobre isso abertamente", afirmou.

Blat ainda aproveitou para fazer uma reflexão sobre as pessoas que têm preconceito contra homossexuais: "A pessoa tem a vida dela e ela se incomoda com a vida sexual de outra pessoa. Isso não diz alguma coisa a respeito dela? Se a minha vida está bem, se eu estou em paz, a vida do outro não importa, eu quero que o outro seja feliz".