Topo

Fábio deixa "MasterChef" e faz as pazes com Fogaça; Paola pede desculpas

Do UOL, em São Paulo

03/08/2016 00h42

O modelo Fábio Nunes foi eliminado do "MasterChef" nesta terça-feira (2). Em prova com plantas exóticas, chamadas de "mato" por Paola Carosella, o competidor de 30 anos preparou uma omelete de claras e desagradou os jurados, que fizeram a escolha "com o coração partido".

"São dois pratos com coisas boas, porque são bons cozinheiros, mas com uma série de defeitos que fazem com que nossa decisão seja muito difícil. Qual critério usamos a partir de agora? Vários, mas o principal talvez seja a escolha de um prato que está muito mais alinhado com um programa que se chama 'MasterChef', que tem um pouco mais de técnica e que talvez o fato de que o cozinheiro sabia fazer do começo ao fim", explicou Paola antes de anunciar a eliminação.

"Com o coração partido de nós três, muita dor de despedir um p... cozinheiro. Fábio, você deixa a competição hoje", completou a chef, emocionada.

Ao se despedir, Henrique Fogaça fez as pazes com Fábio após a discussão na semana anterior, em que o participante debochou do jurado e foi chamado de "folgado": "Você é um cara do bem. Espero que você continue cozinhando. Aquela discussão nossa eu até esqueci".

Paola abraçou Fábio e justificou sua escolha pedindo desculpas ao candidato. "Nessa altura, agora, precisamos ler uma coerência no prato, alguma linha de coerência. Não é só sabor, não é só técnica, não é só regra. É sabor, regra, técnica e coerência que o seu prato não tinha". Fábio respondeu: "Desculpa, chef". Paola emendou: "Desculpa eu e muito obrigada".

A prova de eliminação foi dividida em duas. Na primeira, Fábio, Luriana e Raquel prepararam um risoto. Leonardo, considerado pelos jurados o pior na etapa classificatória, não participou como "punição" e subiu para o mezanino com Bruna, vencedora do teste anterior.

Raquel fez o melhor risoto na avaliação do júri e trocou de lugar com Leonardo no mezanino, que competiu com Fábio e Luriana na segunda parte da prova de eliminação. Nesta etapa, os três tiveram que preparar receitas com plantas pouco usadas na culinária, como lírio do brejo, taioba, hibisco e tiririca, ou, segundo Carosella, "mato".

Fábio usou pancs, tupinambo, cevadinha e hibisco em seu prato, e foi elogiado, porém a apresentação desagradou os jurados. Luriana preparou um robalo no vapor e foi criticada, porém conseguiu fugir da eliminação. O rolinho de peixe de Leonardo foi a receita mais elogiada nesta etapa.

Choro na prova de classificação

Na prova de classificação, os participantes encararam Caixa Misteriosa pela última vez na temporada. Dentro dela, havia cartas dos familiares que levaram os competidores às lágrimas. Em seguida, o choro aumentou quando eles viram recados dos parentes em um telão.

Os concorrentes prepararam pratos tradicionais de suas famílias, porém eles retiraram as receitas de um baú sem saber se tinham escolhido a de suas famílias. O único sortudo foi Leonardo, que retirou o goulash austríaco de sua mãe. Apesar da sorte, deixou a carne queimar na panela de pressão, fez outro goulash às pressas e foi o pior na avaliação do júri.

Raquel preparou o arroz carreteiro de Fábio, que ficou com a moqueca de peixe com dendê da concorrente. Luriana retirou o papel com a receita de Bruna, torta de maçã. Bruna escolheu a torta de frango da família de Luriana. Bruna venceu a prova e se tornou uma das quatro finalistas.