Topo

"O amor fez Bento acalmar a fera dentro dele", diz Irandhir Santos

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

04/08/2016 10h30

Em um cenário que transporta qualquer um para o sertão nordestino, Irandhir Santos sobe no balcão do bar de Chico Criatura (Gésio Amadeu), na cidade cenográfica de "Velho Chico" localizada nos estúdios Globo do Rio de Janeiro, e grava mais de três vezes a cena em que Bento convoca o povo de Grotas para ir atrás de Santo (Domingos Montagner) em paz. O diretor, Carlos Araújo, repete a cena, prevista para ir ao ar na próxima terça-feira (9), em diversos ângulos para que todas reações dos personagens sejam captadas com qualidade.

Enquanto todos estão revoltados, com sede de vingança, e acreditam que o coronel Afrânio (Antonio Fagundes) foi o responsável pelo atentado que feriu Santo, um Bento pacífico reúne todos para pedir que não derramem sangue.

"Rezem, procurem, façam o que estiver ao alcance de vocês mas não pensem que matar aquele mufino vai trazer meu irmão de volta, porque isso não vai!", avisa o vereador, que convence todos a irem em busca do irmão desarmados.

O ator Irandhir Santos grava cena da novela "Velhor Chico" - Globo/ Estevam Avellar - Globo/ Estevam Avellar
O ator Irandhir Santos grava cena da novela "Velhor Chico"
Imagem: Globo/ Estevam Avellar
No intervalo entre uma cena e outra, Irandhir, que costuma ser bem humorado e se aquecer antes da gravação, conversou com o UOL sobre essa nova fase do personagem, que deixa Beatriz (Dira Paes) orgulhosa e emocionada ao notar a mudança do amado.

"A fera foi um pouco domada. Boa parte por causa da Beatriz. Acho que faltava essa personagem pra mostrar que é possível controlar tudo isso e ela vem fazendo isso com alguns discursos e até com atitudes. Acho que é muito em nome do amor que surgiu entre os dois porque isso fez Bento repensar e acalmar essa fera que ele tem dentro dele", opina.

Dira Paes concorda que Beatriz tem sido fundamental para a mudança de Bento, mas, após gravar uma sequência em que ele distribui as funções para os personagens irem atrás de Santo, deixa escapar que ficou um pouco frustrada por não contribuir ativamente nesta busca. "E eu fico sem fazer nada", afirmou ela, após dar um beijo no namorado.

"A Beatriz agora ganhou um caminho mais voltado para os sentimentos dela e eu gosto muito dela agindo. De uma Beatriz mais moderna, mais independente. Todo mundo tinha uma função ali para procurar o Santo e a minha função era só o afeto, então eu brinquei com eles e disse: 'eu queria também'", conta.

A atriz acredita que não cabe só a mulher esse papel de acalmar os ânimos quando uma pessoa tem um temperamento mais explosivo.

"Acho que esse é um papel de alguém mais consciente, mais cidadão, independente de gênero. Acho que cabe a nós, humanos, quando alguém está num momento de emoção, que tira um pouco a razão, apaziguar e não jogar lenha na fogueira.", diz ela, que confessa ser mais esquentada.

"Sou mais arretada porque sou uma pessoa que ajo e depois percebo o que estou fazendo, mas, de certa maneira, acho que tenho um temperamento arretado, mas tenho um outra lado, que se recolhe quando alguém está fora de si".

Apesar de Bento aparecer mais sereno na trama, Irandhir acredita que de alguma forma o personagem precisará remover todo o ódio e rancor que guarda pela morte do seu pai Belmiro (Chico Diaz).

"A Beatriz agora ganhou um caminho mais voltado para os sentimentos dela e eu gosto muito dela agindo. De uma Beatriz mais moderna, mais independente"
Dira Paes sobre sua personagem em "Velho Chico"

"Ele tem um traço muito forte de vigança, de ódio. Diante da situação que acontece na cidade, essa cicatriz lateja, grita e agora na nova fase dele, ele tem que aprender a lidar com essa dor. Não é que ela não doa mais, dói, mas ele não está deixando isso vir à tona. Antes ele deixava explodir, agora ele segura. Acho que de alguma forma ele podia sanar isso, ele tem que resolver isso de alguma forma. Controlar a raiva, deixá-la lá dentro foi um passo, mas ainda não sanou", diz o ator, que aponta uma solução para esse conflito.

"Como a novela tem um ponto muito místico, de simbologia e com a profundidade dele com esse núcleo mais místico, como a dona Ceci, por exemplo, e o Bento por si só já tem essa tendência ao misticismo, acho que talvez no campo do mistíco isso poderia ser sanado. Fazer ele colocar isso pra fora com ajuda de todos os encantados talvez, da pajelança. Acho que poderia ser por ali um belo caminho", sugere.

Na sequência da cena acompanhada pelo UOL, nesta quarta-feira (3), participaram ainda Gabriel Leone, Giullia Buscacio, Lucas Veloso, Luci Pereira, entre outros atores e cerca de 20 figurantes.

No intervalo de uma cena e outra, Gabriel e Giullia mostraram que têm a cumplicidade dos personagens Miguel e Olívia nos bastidores. A atriz descansava no colo de Leone e, abraçados, eles passavam o texto. Um senhor figurante se aproximou e entregou um pirulito para Giullia que sorriu e seguiu esperando a próxima gravação. Dira Paes conversava e dava risada com Luci, sua mãe na novela e comprova a sintonia de todos.

"Fico emocionada de ver que não é um elenco absorvido de outras novelas, são pessoas muito queridas, jovens que se dão bem. Adoro a cidade cenográfica porque ela tem vida, é um lugar muito vibrante e traz uma realidade muito grande para a novela", diz a atriz.