Topo

Ator japonês critica escolha de não asiáticos para novela oriental da Globo

Do UOL, em São Paulo

08/08/2016 20h29

Descendente de japoneses, o ator Carlos Takeshi criticou a escalação da Globo para a próxima novela das seis da Globo, "Sol Nascente", que estreará em 29 de agosto. Em seu perfil no Facebook, ele reclamou que personagens orientais serão interpretados por não asiáticos, como Kazuo Tanaka, papel que seria do japonês Ken Kaneko, porém ficou com Luis Melo.

"Adoro Luis Melo. Adoro Giovana Antonelli [filha de Luis Melo na novela]. Odeio discriminação. Odeio preconceito. Por que trocaram Ken Kaneko? Oriental não pode ser protagonista? Vivem me pedindo para forçar sotaque e quando o ator tem sotaque naturalmente é descartado para um papel de destaque? Vão ter que explicar muito bem. Eu não engulo a mestiçagem que criaram para o personagem", escreveu na rede social.

Carlos Takeshi interpreta "japonês da federal" em "Haja Coração" - Reprodução/Facebook/Carlos Takeshi - Reprodução/Facebook/Carlos Takeshi
Carlos Takeshi interpreta "japonês da federal" em "Haja Coração"
Imagem: Reprodução/Facebook/Carlos Takeshi
Ken Kaneko, de 81 anos, é japonês naturalizado brasileiro e já fez na Globo novelas como "Cobras & Lagartos" (2006) e "Morde & Assopra" (2011), além da série "Mundo da Lua (1991), na TV Cultura.

Carlos Takeshi fez uma participação na novela "Haja Coração" em 28 de julho, como um agente da polícia que prendeu o noivo de Rebeca (Malu Mader) durante a cerimônia de casamento. O personagem foi comparado a Newton Ishii, o famoso "japonês da federal" da Operação Lava Jato.

Takeshi é conhecido por ser o dublador do herói japonês Jaspion. O ator de 56 anos dublou outras produções japonesas, como "Changeman" e "Os Cavaleiros do Zodíaco". Atuou nas novelas "Os Imigrantes", "A Viagem", "O Rei do Gado", "O Amor Está no Ar" e "Belíssima". Ele também foi apresentador do canal de vendas Shoptime.