Topo

De tio Chico de Chiquititas a Chico Criatura, ator diz que nome o persegue

Para viver Chico Criatura, Gésio Amadeu se inspirou em dono de armazém que fez parte de sua infância em Conceição do Formoso (MG) - Caiuá Franco/TV Globo
Para viver Chico Criatura, Gésio Amadeu se inspirou em dono de armazém que fez parte de sua infância em Conceição do Formoso (MG) Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

09/08/2016 08h00

No ar em "Velho Chico", Gésio Amadeu vive Chico Criatura. No passado, em 1997, ele interpretou o doce tio Chico, cozinheiro do Orfanato Raio de Luz de "Chiquititas", exibida no SBT. Com 47 anos de carreira e mais de 30 novelas em seu currículo, o ator orgulha-se de colecionar tantos Franciscos em sua vida.

"Chico me segue em tudo. Já fiz o tio Chico nas 'Chiquititas', já fiz Chico em várias peças de teatro, tem o Chico Criatura, meu nome é Gésio Amadeu Francisco e o primeiro marido da minha mulher era Francisco", conta o ator aos risos.   

Gésio Amadeu de cozinheiro tio Chico de "Chiquititas" (1997) - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Gésio Amadeu de cozinheiro tio Chico de "Chiquititas" (1997)
Imagem: Reprodução/Youtube


O sucesso de tio Chico é colhido até hoje. Gésio é abordado com frequência nas ruas por jovens que acompanharam a novela na infância. "Fiquei um ano e meio em Buenos Aires gravando 'Chiquititas' e quando eu chegava no Brasil no aeroporto era muito gostoso, cheio de crianças nos esperando. Hoje encontro as pessoas já casadas que falam com carinho do tio Chico", conta.

Já na novela de Benedito Ruy Barbosa, o ator interpreta o dono do bar de Grotas do São Francisco onde o povo se reúne com frequência para fofocas, bate-papo e conflitos.
 
"É muito bom porque o meu cenário é como se fosse um divã, onde todos os problemas da sociedade de Grotas estão lá. Gosto muito porque sou assim, gosto de ajudar as pessoas. Tem muito do Gésio no Chico Criatura", explica.
 
Com lágrimas nos olhos, o ator que nasceu em Conceição do Formoso, Minas Gerais, relembra de sua infância na cidade do interior e conta com saudade de onde veio a inspiração para fazer Chico Criatura.   

"Na minha terra o que mais tem neste tipo de lugar são bares como esse, onde todos se encontram. Lá não se diz bar, chamam de armazém porque vende de tudo. As pessoas conversam, colocam um papo em dia, se encontram ali, falam mal dos outros, falam bem, ali se resolve problema de amor, problemas políticos, de religião, tudo. Nasci neste lugar e conheci muito isso. Quando entro no meu cenário, estou em casa. O primeiro dia foi muita emoção, me senti vendo o armazém do senhor Pedro Barroso, que era uma pessoa muito boa, que já morreu. É uma inspiração para o meu personagem, sem dúvida", diz ele, emocionado.

Afrânio (Antonio Fagundes ) e Chico Criatura (Gésio Amadeu) - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Afrânio (Antonio Fagundes ) e Chico Criatura (Gésio Amadeu)
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo


E quando questionado se Chico está em cima do muro, Gésio defende o personagem e explica que esse foi o jeitinho encontrado pra não perder a clientela do seu bar.

"O Chico tem todo aquele jogo de cintura de conviver com todo mundo, com o Saruê (Antonio Fagundes), com a família do Santo (Domingos Montagner). Ele admite aquela aglomeração de gente no bar dele pra falar de um problema e ele está ali de olho em tudo. Mas é certo que se tiver qualquer perseguição, ele vai ter todo um jogo de cintura pra se dar bem e ficar no muro dele", conta.  

"Ali é como uma cena que ele fala pro Saruê, 'se eu for pro seu lado, a metade do meu bar vai ficar vazia. Se eu for pro outro também'. Aí o Saruê reclamou e disse que se ele ficar em cima do muro, alguém pode empurrá-lo de lá. Ele está ali pra ajudar todo mundo", completa o ator.