Topo

"Star Trek" terá protagonista mulher após 21 anos e personagem gay

Elenco da terceira temporada da série de ficção científica "Star Trek", nos anos 60 - Divulgação
Elenco da terceira temporada da série de ficção científica "Star Trek", nos anos 60 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/08/2016 21h11

A franquia de ficção científica "Star Trek" terá uma mulher como protagonista pela primeira vez após 21 anos e um personagem gay. Em um evento da TCA (Associação de Críticos de Televisão), nesta quarta-feira (10), o produtor executivo da série, Bryan Fuller, antecipou as novidades de "Star Trek: Discovery", que estreia em 2017.

A rede norte-americana CBS está selecionando o elenco e a atriz principal, que deverá ser negra. Desde 1995, quando estreou "Star Trek: Voyager", a produção não era estrelada por uma mulher. Sobre a possibilidade de ter um homossexual em "Discovery", Fuller respondeu: "Absolutamente nós teremos um personagem gay".

A nova produção, que se passa dez anos antes da série original, também terá "mais estrangeiros" do que "Star Trek" costuma ter no elenco, sinalizando mais diversidade.

Durante a San Diego Comic-Con 2016, em julho, Bryan Fuller comentou que, entre as inspirações para a nova série, estão Mae Jemison, primeira astronauta negra dos Estados Unidos, e a atriz Nichelle Nichols, a Uhura de "Star Trek" e única mulher negra no elenco da franquia.

A protagonista de "Discovery" poderá não ser uma capitã da expedição interestelar. Kate Mulgrew foi a primeira mulher a interpretar o papel principal da franquia em "Star Trek: Voyager", entre 1995 e 2001. Avery Brooks, como capitão Benjamin Sisko em "Star Trek: Deep Space Nine", foi o primeiro negro.

As gravações de "Star Trek: Discovery" estão programadas para começar em dois meses. A nova série vai estrear em janeiro de 2017. O episódio de estreia será dirigido por David Semel, indicado ao Primetime Emmy na categoria "Melhor Série Dramática" por "House" (2006) e "Heroes" (2007).