Topo

Grávida, ex-"A Fazenda" Luiza Gottschalk lança 1ª exposição como pintora

Luiza Gottschalk posa com suas telas expostas em galeria no centro de São Paulo - Erico Marmiroli/Divulgação
Luiza Gottschalk posa com suas telas expostas em galeria no centro de São Paulo Imagem: Erico Marmiroli/Divulgação

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

11/08/2016 07h30

Quarta colocada na terceira edição de "A Fazenda", reality show da Record, em 2010, a atriz e apresentadora Luiza Gottschalk deixou a TV e investiu nas artes plásticas. Aos 32 anos e grávida de oito meses, ela vai inaugurar sua primeira exposição individual nesta quinta-feira (11), no mesmo dia em que pode dar à luz sua segunda filha, Lola.

As 20 telas pintadas por Luiza no Brasil e na Itália, onde estudou em um ateliê durante um mês e meio, ficarão expostas gratuitamente na Galeria Fita Tape, na Praça Roosevelt, centro de São Paulo, em um imóvel da companhia de teatro Satyros, da qual Luiza faz parte desde 2008, quando saiu da TV pela primeira vez.

"No Satyros, encontrei minha tribo e a pintura é minha paixão séria. Trato as pinturas como minhas personagens. Coloquei elas de pé porque me relaciono com elas com o corpo. Não sei como vai ser, porque é minha primeira exposição individual, mas gostaria que os espectadores se relacionassem da mesma maneira. Parece papo de louco, mas é real", brinca.

"Musa dos nerds"

Formada em artes cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena, Luiza começou a pintar após deixar a PlayTV, seu trabalho de estreia na televisão. No canal adolescente (começou em 2003 como um programa da Band), ela apresentou clipes, jogou videogame e ficou conhecida como "musa dos nerds" ou "musa gamer", apelido que não a incomoda.

"Achava divertido. Fiquei um tempão sem jogar videogame. Eu completamente não sou da tecnologia, gostava de jogar videogame, algo mais específico. Não sou de computador celular. Não temos TV em casa também", revela.

Em 2008, Luiza decidiu sair da PlayTV. Ainda participou da novela "Água na Boca", da Band, antes de abandonar a televisão. Entrou para Os Satyros e cursou Artes Plásticas na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado): "Dei uma pirada com a televisão porque me sugou mesmo. Achava que a TV sugava, mas é como eu organizava a vida".

Montagem de Luiza Gottschalk na PlayTV (2006) e no reality show "A Fazenda 3" (2010) - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Montagem de Luiza Gottschalk na PlayTV (2006) e no reality show "A Fazenda 3" (2010)
Imagem: Montagem/UOL

Surto pós-"Fazenda"

Depois de quase dois anos longe da TV, Luiza estava prestes a voltar às telas na RedeTV! em uma mesa-redonda de futebol somente com mulheres, porém recebeu o convite para "A Fazenda 3", em 2010, e não pensou duas vezes. Empolgada com os estudos na faculdade sobre reality shows, topou entrar no programa da Record.

No reality, Luiza foi uma das participantes mais populares e ficou em quarto lugar. Saiu na última roça, antes da final, em uma votação apertada (50,7%). Ela mantém amizade com Tico Santa Cruz e Nany People e não gosta quando falam mal do programa. Entretanto, admite que "surtou" com a fama.

"Depois eu entendi que era um jogo. Fui totalmente pura, de coração aberto. Foi incrível, muito legal. Levei cinco anos para me reconstituir emocionalmente. Foi tenso. Saí de lá muito famosa e não soube lidar de jeito nenhum. Não assisti depois", conta.

Luiza chegou a raspar a cabeça como símbolo de seu "renascimento": "Raspei [a cabeça] de novo agora. É uma coisa simbólica, muitas religiões usam quando você passa por um momento de nascer de novo. Foi muito profunda a 'Fazenda'. Povo acha que reality show é coisa para gente que quer ser famosa a qualquer custo, para mim é tão 'outra coisa' que até me machuca quando alguém fala mal. Acho muito bonito, não tenho nenhum tipo de preconceito"

Luiza Gottschalk e sua primeira filha, Nina, de quatro anos - Luiza Gottschalk/Arquivo pessoal - Luiza Gottschalk/Arquivo pessoal
Luiza Gottschalk e a filha Nina, de 4 anos
Imagem: Luiza Gottschalk/Arquivo pessoal
Gravidez e vida nova

Desestabilizada emocionalmente, Luiza deu um tempo no namoro que havia começado antes da "Fazenda", fez as malas e viajou para a Alemanha, mesmo sem falar uma palavra do idioma local, apesar do sobrenome germânico.

Na Europa, Luiza participou de um grupo teatral com brasileiros e regressou esperando Nina, sua primeira filha. O pai biológico, libanês, visita a filha uma vez por ano e conversa pela internet. Hoje, Luiza está casada com Tito Ficarelli, seu namorado antes da "Fazenda". "Todos falam que a Nina se parece mais com o meu marido do que comigo".

De volta ao Brasil, ela ainda gravou um filme baseado na peça "Hipóteses Para o Amor e a Vverdade", em que interpreta uma prostituta grávida. Por isso, não teme estrear sua exposição com Lola prestes a nascer: "Fico inventando coisas o tempo inteiro, abro exposição na mesma semana em que eu posso parir, da mesma forma que estava filmando no momento de parir".

Na "Fazenda", Luiza revelou a vontade de ter três filhos, um menino e duas meninas, e uma delas se chamaria Nina, que nasceu dois anos após o reality show. A artista confessa não se lembrar do desejo antigo, mas já mudou de opinião. "Agora quero quatro, mas quero adotar dois. Chega de ficar grávida", brinca.