Topo

"Está na hora de conquistar mais medalhas", cobra Galvão Bueno

Galvão pressiona Brasil por mais medalhas - Reprodução/TV Globo
Galvão pressiona Brasil por mais medalhas Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

13/08/2016 21h12

Principal narrador da Globo, Galvão Bueno pressionou a delegação brasileira por mais conquistas de medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Após 8 dias de competições, o Brasil conquistou apenas 4 medalhas -- 1 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze-- e uma indigesta 24ª posição no quadro geral, atrás de países como Hungria, Tailândia, Cazaquistão e Coreia do Norte.

"Antes da agenda, está na hora de subir mais um pouquinho [no quadro geral], conquistar mais algumas medalhas, não é?!", pressionou Galvão, depois que Renata Vasconcellos informou a quantidade de medalhas conquistadas pela delegação brasileira, durante o "Jornal Nacional", neste sábado (13).

Publicamente, essa foi a segunda crítica de um jornalista desconte com o desempenho da delegação brasileira na Olimpíada do Rio. Nesta sexta, Marcelo Rezende, no "Cidade Alerta", da Record,  já havia cutucado o Brasil que, segundo palavras dele, estaria "mais ou menos" nos Jogos.

Segundo levantamento feito por UOL, o Brasil tem menos medalhas na Rio-2016 do que em Londres-2012 no mesmo período. São quatro desta contra seis da última Olimpíada (em sete dias de competições), o que se explica pelo desempenho abaixo do previsto no judô e na natação.

Esse cenário mostra que a delegação nacional precisará de uma reação para atingir o top 10 no quadro geral prometido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).