Topo

Ex-pastor, ator torce para se casar com Marco Nanini em "Êta Mundo Bom"

Márcio Tadeu Lima e Marco Nanini, disfarçado de vedete, em "Êta Mundo Bom" - Reprodução/TV Globo
Márcio Tadeu Lima e Marco Nanini, disfarçado de vedete, em "Êta Mundo Bom" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/08/2016 07h05

Em "Êta Mundo Bom", Pancrácio, filósofo que se disfarça de mulher vivido por Marco Nanini, tem um admirador nada secreto: o dono do bar da novela, Romualdo. O personagem de Márcio Tadeu Lima tenta roubar beijos da amada, mas sempre é dispensado. O ator torce para que os dois fiquem juntos na trama de Walcyr Carrasco, maior audiência às 18h dos últimos sete anos, que termina no dia 26.

"Tive preocupação por ser uma novela de época, e é incrível como as pessoas receberam com muito carinho. Elas querem, e eu torço por isso, porque Romualdo acredita nesse amor. O importante é essa visão que ele tem do amor e da figura que ele construiu na cabeça", comemora o ator ao UOL.

Na visão de Márcio Tadeu, Romualdo é "carente", por isso tenta namorar Pancrácio de qualquer forma. O personagem de Nanini já se vestiu de gueixa, cigana, vedete, bailarina e até Marquesa de Santos. Para o dono do bar, elas eram mulheres diferentes, e não o professor.

Nas últimas semanas, entretanto, Romualdo descobriu o disfarce. Em uma cena de 18 de julho, o filósofo se irritou com o assédio e tirou a peruca loira na frente de seu admirador. "Eu sou homem!", gritou, correndo. A reação do dono do bar foi surpreendente: "Não tem importância". No dia 1º deste mês, Romualdo arrancou a peruca da "Marquesa de Santos" na rua e cheirou os cabelos falsos da amada.

"Até um momento, ele estava se apaixonando ou tentando buscar o amor em pessoas diferentes. A partir do momento que o Pancrácio se revela homem, não são mais as mulheres, é o Pancrácio, a figura que se traveste e que dá possibilidade a ele de amar a cada momento uma mulher diferente", explica Márcio.

O ator, que ainda não recebeu suas últimas falas, gostaria de terminar "Êta Mundo Bom" casado com Pancrácio, porém sem beijo por causa do horário em que a novela vai ao ar: "Pensei que o Walcyr fosse construir alguma coisa nesse sentido, mas por se tratar de uma novela de época e das seis, a censura não permitiria. Se fosse às 21h ou às 23h, acredito que poderia acontecer".

Márcio Tadeu Lima, Adriana Esteves e Murilo Benício em "Avenida Brasil" (2012) - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Márcio Tadeu Lima, Adriana Esteves e Murilo Benício em "Avenida Brasil" (2012)
Imagem: Reprodução/TV Globo

Ator descobriu vocação na igreja

Márcio não vê problemas em "casar" com Nanini no final de "Êta Mundo Bom", mesmo sendo evangélico. Antes de atuar, ele foi pastor durante seis anos em uma igreja batista em João Pessoa, capital da Paraíba e sua cidade natal. Em meio às orações, descobriu sua vocação artística.

Tinha tudo para ser um revoltado, marginal, e Deus me transformou em um fazedor de risos.

"Conciliei [as duas atividades] durante um bom tempo, mas tive que fazer uma escolha, porque não dá para assoviar e chupar cana", brinca. Na igreja, Márcio encontrou sua salvação após ser abandonado pelos pais e sofrer abuso sexual em um orfanato: "Tinha tudo para ser um revoltado, marginal, e Deus me transformou em um fazedor de risos".

Quase 30 anos após começar a carreira como ator e humorista, Márcio faz shows de comédia stand-up e acumula quatro produções na Globo, onde já interpretou dois católicos, um frei na minissérie "A Pedra do Reino" (2007) e um padre na novela "Avenida Brasil" (2012). Também atuou no humorístico "Zorra Total" e foi convidado por Walcyr Carrasco, com quem trabalhou em "Morde & Assopra" (2011), para viver Romualdo em "Êta Mundo Bom".

Márcio Tadeu Lima e Flávio Rocha na minissérie "A Pedra do Reino" (2007) - Márcio Tadeu Lima/Arquivo pessoal - Márcio Tadeu Lima/Arquivo pessoal
Márcio Tadeu Lima e Flávio Rocha em "A Pedra do Reino" (2007)
Imagem: Márcio Tadeu Lima/Arquivo pessoal
Mais magro na TV

Segundo Márcio, ser gordo o ajuda no teatro e na TV: "Abro meu show de humor 'levantando a bandeira dos gordinhos do Brasil', esculhambando mesmo". Neste ano, porém, ele mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro e decidiu cuidar da saúde. Em três meses, o ator de 50 anos perdeu quase 20 quilos com reeducação alimentar e exercícios físicos.

"Pesava 66 quilos. Hoje estou com 97, mas cheguei a 115. Em três meses, meu manequim passou de 54 para 46. Cortei carboidratos e refrigerantes, virei lagartixa comendo só mato e comecei a caminhar. Eu me sinto melhor, minha resistência aumentou", afirma Márcio, que continua acima do peso, mas teve de apertar as roupas para a novela das seis.