Topo

Morre o jornalista Geneton Moraes Neto aos 60 anos no Rio de Janeiro

Geneton Moraes morreu em decorrência de um aneurisma na aorta - Divulgação
Geneton Moraes morreu em decorrência de um aneurisma na aorta Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/08/2016 20h47

O jornalista Geneton Moraes Neto morreu nesta segunda-feira (22) aos 60 anos, em decorrência de complicações após sofrer um aneurisma da aorta.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da TV Globo onde o jornalista trabalhava desde o início dos anos 1980. Geneton estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, e um amigo do escritor chegou a pedir doações de sangue para ele.

Com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, Geneton é o autor do livro "Dossiê Brasília: os Segredos dos Presidentes", e foi um dos responsáveis pela criação do programa "Encontro com Fátima Bernardes". Atualmente ele apresentava o programa "Dossiê Globonews", no canal a cabo.

Caetano Veloso, amigo do jornalista desde o início da carreira, escreveu um texto emocionante sobre a relação deles no facebook.

"Geneton era um repórter adolescente quando o conheci. Gostei dele imediata e imensamente. Depois, fiquei tão impressionado com a honradez que ele demonstrou ao publicar nosso diálogo (eu tinha dito alguma coisa que soaria picante se fosse usada por um jornalista ordinário, e ele, tendo entendido o sentido respeitoso com que foi dito o que eu disse, nem publicou a frase arriscada), fiquei mesmo tão grato à sua grandeza que, para deixar para trás um período de dois anos em que me recusava a conceder entrevista a qualquer veículo da imprensa (muita agressão gratuita e muita inverdade oportunista se lia nas páginas dedicadas à música), escolhi falar com ele, e só com ele, para reiniciar um diálogo normal com a confusão dos cadernos B. Eu o adorava. Fiquei tristíssimo hoje ao saber que ele tinha morrido", escreveu.

Durante o programa “Em Pauta”, da Globo News, Gerson Camarotti falou sobre o colega. 

“A capacidade dele se preparar para uma pauta era incrível, ele realmente era nosso mestre", disse.

Vários jornalistas também lamentaram a perda do colega de trabalho nas redes sociais. Brito Jr., apresentador da Record, usou o Twitter para prestar sua última homenagem a Geneton.

"Geneton Moraes Neto, uma perda irreparável no telejornalismo brasileiro".

André Trigueiro, apresentador da Globo News, também falou do colega.

 "Consternado com a passagem do amigo e jornalista dos mais talentosos que conheci. Obrigado Geneton Moraes Neto".