Vencedor do "MasterChef", Leo desiste de campanha para abrir hamburgueria
Do UOL, em São Paulo
26/08/2016 11h30
Leonardo Young decidiu abrir mão da campanha de financiamento coletivo que havia começado em sociedade com Bel Pesce e Zé Soares. O vencedor do "MasterChef" anunciou sua decisão nesta sexta-feira (26), por meio de seu Instagram, após a enxurrada de críticas que recebeu.
"A campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados. Agradecemos o incentivo e apoio das inúmeras pessoas que se identificaram com o projeto e escreveram mensagens tão bacanas de apoio", comunicou.
Ele disse que, apesar da mudança nos planos, o projeto de abrir a hamburgueria Zebeléo (união dos nomes dos três sócios) está mantido. "Temos sede por empreender e o projeto ainda está de pé! Estamos construindo cada detalhe da hamburgueria com muito carinho para em breve lançar a Zebeléo!", disse.
No texto que publicou nesta sexta, Leo explicou por que abraçou a ideia de colocar a campanha em prática. Segundo ele, "o objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional".
"O financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa. Ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente", declarou. Em seguida, o cozinheiro disse que errou pela falta de esclarecimentos: "Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido".
A empreendedora Bel Pesce também usou suas redes sociais para falar sobre a desistência da campanha de financiamento coletivo. "Pensamos muito no compromisso que temos com todos que acreditam no nosso trabalho e nos seguem de perto. Tivemos também uma resposta extremamente positiva daqueles que estiveram mais próximos do projeto, e poderíamos deixar a campanha no ar, mas decidimos que vamos aproximar aqueles que querem estar próximos através de outras maneiras", afirmou ela.
A campanha consistia em incentivar doações em dinheiro ao projeto de abrir a hamburgueria, que variavam entre R$ 120 e R$ 10 mil. Em troca pelas doações, os apoiadores ganhavam recompensas como bonés, camisetas, aulas de culinária e viagens gastronômicas. O objetivo era arrecadar R$ 200 mil.
"Cada um sabe o que faz"
Em bate-papo com seus seguidores do Twitter, a chef argentina Paola Carosella, jurada o "MasterChef Brasil", comentou a crítica de um internauta à iniciativa do ex-participante.
"Que vergonha! Cara rico, ganha 150 pila e um carro de 100 pila, vai pedir vaquinha pra Paola Carosella", escreveu o internauta. "Cada um sabe (ou deveria saber) o que faz e como faz", disse Paola.
"Minha consciência está tranquila. Não tem nada de desonesto, de picaretagem, em fazer crowdfunding. A gente não vai enriquecer com crowdfunding até porque precisa de muito mais investimento. Esse valor corresponde a um quarto, um quinto. Não se faz restaurante com R$ 200 mil", disse ele.
Para Leo, a polêmica foi só um "mal-entendido". "Foi uma falha de comunicação, as pessoas não entenderam direito a ideia. Não estamos fazendo vaquinha, estamos querendo tornar as pessoas participativas do projeto", explicou.
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