Topo

Público critica Luis Melo "japonês" na estreia de "Sol Nascente"

Giovanna Antonelli (Alice) e Luis Melo (Kazuo Tanaka) em "Sol Nascente" - João Miguel Júnior/TV Globo
Giovanna Antonelli (Alice) e Luis Melo (Kazuo Tanaka) em "Sol Nascente" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 19h20

Nova novela das seis da Globo, "Sol Nascente" estreou nesta segunda-feira (29) com um capítulo morno, porém um dos assuntos mais comentados foi a escalação de Luis Melo para interpretar o japonês Kazuo Tanaka. Para o público, ele não convenceu como o imigrante oriental, um dos protagonistas da trama.

A escolha de Luis Melo para viver um japonês repercutiu antes mesmo da estreia de "Sol Nascente". Durante a exibição do primeiro capítulo, telespectadores nas redes sociais criticaram a voz e a ausência de olhos puxados de Luis Melo, característica marcante dos asiáticos.

Em uma conversa entre Tanaka e Alice (Giovanna Antonelli), sua filha adotiva, a novela explica que o imigrante japonês é mestiço, neto de um norte-americano, como uma tentativa de explicar o jeito "ocidental" do personagem.

Daniel Uemura interpreta Kazuo Tanaka jovem em "Sol Nascente" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Daniel Uemura interpreta Kazuo Tanaka jovem em "Sol Nascente"
Imagem: Reprodução/TV Globo
"Eu podia ter tentado uma universidade nos Estados Unidos, terra do seu avô americano. Podia, né?", disse Alice ao anunciar que fará pós-graduação no Japão. "Avô que nunca cheguei a conhecer", resmungou Tanaka. "Ah, mas mestiço na origem ou não, neto de americano ou não, o senhor é japonês até a raiz da alma!", rebateu Alice.

Kazuo Tanaka também apareceu mais jovem, quando conheceu o amigo italiano Gaetano (Francisco Cuoco), e foi interpretado por Daniel Uemura, descendente de japoneses.