Topo

"Escolinha" estreia segundo ano e já com promessa de novas temporadas

Ana Cora Lima

Do UOl, no Rio

30/08/2016 19h23

Os bons índices de audiência garantiram a segunda temporada da "Escolinha do Professor Raimundo" e, segundo a diretora Cininha de Paula, as aulas da classe mais famosa da TV brasileira não terminam tão cedo. “A emissora recebeu muitos pedidos para o programa não acabar, e vamos ter a terceira temporada. Não sabemos até quantas temporadas teremos, mas a gente vai fazendo, nesse formato pontual, uma vez por ano”, conta ela durante as gravações de dois dos 16 episódios do humorístico que volta ao ar dia 12 no canal Viva.

Um dos mais animados com o início das gravações foi Marcos Caruso, que falou sobre o clima de descontraído da produção. “A sensação que eu tenho é a de um colegial. Parece que passamos de ano e estamos retornando das férias, cheios de alegria e entusiasmo. A gente se diverte”, observa o ator, que ganhou coro de Mazzeo. “Estar de volta é tão emocionante quanto estrear.” 

 Parece que passamos de ano e estamos retornando das férias, cheios de alegria e entusiasmo.

Marcos Caruso, o Seu Peru, nos bastidores de gravação

[object Object] - Divulgação - Divulgação
Marcos Caruso, o Seu Peru
Imagem: Divulgação
Mas como é que uma fórmula tão batida e explorada ainda faz tanto sucesso? Para Péricles Barros, um dos redatores finais, é porque “o texto respeita o formato do programa original, mas traz o frescor dos temas do cotidiano do brasileiro, colocados em outro contexto, de uma forma mais leve". Para Cininha, não adianta ter só texto. “O mérito é elenco. A gente sabe até onde cada ator pode chegar".

Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio e o atual Professor Raimundo, “a ‘Escolinha’ mexe com o lado afetivo das pessoas. “Falei ano passado e repito agora que estamos fazendo um programa de amor e não de humor. Nunca havia passado por isso. Já tive experiência de um taxista que chorou quando entrei no carro, lembrando do meu pai."

Os alunos do Professor Raimundo continuam os mesmos. Além de Seu Peru vivido por Caruso, estão lá Joselino Barbacena (Ângelo Antônio), Dona Bela (Betty Gofman), Catifunda (Dani Calabresa), Capitu (Ellen Rocche), Armando Volta 9 Evandro Mesquita), Cacilda (Fabiana Karla), Marina da Glória (Fernanda de Freitas), Tati 9 Fernanda Souza), Galeão Cumbica 9 Kiko Mascarenhas), Aldemar Vigário (Lucio Mauro Filho), Rolando Lero (Marcelo Adnet), Seu Boneco (Marcius Melhem), Pedro Pedreira (Marco Ricca), Cândida (Maria Clara Gueiros), Zé Bonitinho (Mateus Solano), Ptolomeu (Otaviano Costa), Baltazar da Rocha (Otávio Müller) e Batista (Rodrigo Sant’Anna).

Há possibilidade de novos personagens entrarem na atração, mas de sair vai ser difícil. "Ninguém sai. Quem entra aqui eu não deixo sair. Dessa vez eu queria que a gente acrescentasse outros comediantes para fazer personagens que a gente gostaria de homenagear, como Claudia Rodrigues, por exemplo. Mas não deu, e quando os textos chegaram, vimos que era suficiente ", diz Cininha.