Topo

Japonês trocado por Luis Melo em "Sol Nascente" faz 'bico' com Silvio

Ken Kaneko grava quadro "Os Velhinhos se Divertem", do "Programa Silvio Santos" - Reprodução/SBT
Ken Kaneko grava quadro "Os Velhinhos se Divertem", do "Programa Silvio Santos" Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/09/2016 07h00

Nova novela das seis da Globo, "Sol Nascente" estreou na última segunda (29) com a escalação, no mínimo, polêmica de Luis Melo para interpretar o imigrante japonês Kazuo Tanaka, que desagradou o público logo no primeiro capítulo por não parecer um asiático. Atores orientais chegaram a lançar um manifesto contra a "discriminação étnica" na TV.

A Globo, entretanto, tinha um japonês autêntico disponível para estrelar a trama de Walther Negrão: Ken Kaneko. Nascido em Yokohama, o ator e artista plástico de 81 anos chegou a ser cotado para viver Tanaka, porém a emissora chamou Luis Melo por não ter encontrado um ator experiente.

"Mandei fotos e vídeos, mas não sei, acho que mudou um pouco a história, apareceu aquele 'japonês fajuto', né?", brinca Ken Kaneko ao UOL. "Eu ia fazer, mas como o personagem é quase principal e também não sou o tipo de ator [que a Globo queria], sempre participei de 'Os Trapalhões', 'Viva o Gordo', um pouco cômico. Esse personagem é 'meio policial', não caiu para mim", conjetura.

Japonês faz "bico" com Silvio Santos

Como humorista, além de ter trabalhado com Renato Aragão e Jô Soares, Kaneko está há mais de dois anos no "Programa Silvio Santos", onde atua no quadro "Os Velhinhos se Divertem", em que idosos pregam peças em pedestres e agem como jovens. Para o ator, é um "bico" que o deixa feliz.

"No SBT estou fazendo esse 'bico'. Tenho vergonha de ver essas coisas, mas o pessoal na rua fala muito. O público parece estar gostando da nossa apresentação. No começo, pensam que são pegadinhas, mas não. Atuar desse jeito é bem divertido. Não tem maldade, não tem nada", comemora.

Ator quer fazer mais novelas

Kaneko começou a atuar aos 16 anos no teatro mambembe japonês. Após peças e figuração em filmes, veio para o Brasil nos anos 60. É o único ator genuinamente japonês radicado no Brasil. Aqui, ele atuou em filmes como "Gaijin" (1981), de Tizuka Yamazaki, e "Corações Sujos" (2011), de Vicente Amorim.

Gianfrancesco Guarnieri e Ken Kaneko na série "Mundo da Lua" (1991) - Reprodução/TV Rá Tim Bum - Reprodução/TV Rá Tim Bum
Gianfrancesco Guarnieri e Ken Kaneko na série "Mundo da Lua" (1991)
Imagem: Reprodução/TV Rá Tim Bum
Na TV, também trabalhou na Band, Record e Cultura, onde fez a série "Mundo da Lua" (1991), um de seus trabalhos mais marcantes. Entretanto, faltam novelas em seu extenso currículo. Na Globo, atuou em "Cobras & Lagartos" (2006) e "Morde & Assopra" (2011). Para Kaneko, atores asiáticos encontram dificuldades no mercado brasileiro.

"Gostaria de participar de uma novela. Atores orientais têm grande problema. Não tem chance de treinar, atuar. Mercado é muito pequeno. A gente aprende trabalhando. Há o problema de língua também, o vocabulário português, linguagem do jovem atual às vezes a gente nem consegue entender metade", lamenta com bom humor.

Embora não tenha ficado com o protagonista, Kaneko não foi dispensado de "Sol Nascente". Ele espera ser chamado para gravar uma pequena participação em breve, com autorização do SBT: "Não sei qual vai ser o personagem, mas eles mandaram umas cenas simples de cumprimentar alguém; me chamou, mas não marcou data", antecipa.