STF cassa liminar que mantinha Ricardo Melo na presidência da EBC
O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), cassou a liminar que mantinha Ricardo Melo como diretor-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), responsável pelas emissoras de rádio e TV do governo federal. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (8) e dá permissão para Michel Temer exonerar novamente o jornalista do cargo.
Melo havia sido nomeado diretor-presidente da empresa por Dilma Rousseff no começo de maio, foi exonerado no dia 17 por Michel Temer, então presidente interino, e substituído por Laerte Rímoli. Em junho, por meio de liminar, voltou ao cargo depois de Toffoli ter decidido suspender a exoneração do jornalista.
Após ter assumido a presidência em definitivo com o impeachment de Dilma, Temer, por meio de medida provisória, exonerou novamente Melo e extinguiu o conselho curador da EBC em publicação no Diário Oficial da União na última sexta.
No mesmo dia, a defesa do jornalista recorreu ao STF e o próprio governo recuou da exoneração de Melo por meio de decreto do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que exerce a Presidência da República interinamente no lugar de Temer.
O UOL apurou que partidos políticos como PT, PDT, PC do B e PSOL entrarão com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questionando a cassação do mandato de Melo. Procurada, a defesa do jornalista disse que vai ler o teor da decisão do ministro Toffoli para entrar com um novo mandado de segurança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.