"Todos nós somos deficientes e eficientes", diz ex-"BBB" cadeirante

Fernando Fernandes, modelo, cadeirante e ex-participante do reality show "Big Brother Brasil", da Globo, em 2002, deixou uma mensagem de superação ao afirmar que "todos nós somos deficientes e eficientes" após acompanhar o início da abertura dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, ocorrido na noite desta quarta-feira (7).
Em entrevista concedida ao programa "Encontro", de Fátima Bernardes, Fernandes destacou como um dos momentos mais emocionantes a subida em uma escada, feita por Clodoaldo Silva, cadeirante e nadador paraolímpico, dono de seis medalhas de ouro, ambas conquistadas em Atenas-04.
Na sua concepção, essa foi a melhor mensagem deixada pela abertura dos Jogos do Rio: a diferença entre "deficiência" e "incapacidade".
"Esse é o grande papel dos Jogos Paraolímpicos, para as pessoas entenderem que um deficiente não é um 'incapaz'. Deficiência física é uma coisa, a incapacidade é outra, são coisas distintas. Se vocês sentarem no meu barco, serão incapazes. Agora, se eu for subir uma escada, serei incapaz naquele momento. Todos nós somos deficientes e eficientes", disse ele, ao fazer uma análise sobre a mensagem passada na abertura dos Jogos Paraolímpicos.
"A acessibilidade tem de ser algo acessível a mim, para a senhora, para uma gestante, para um idoso, acessível para todo o mundo", concluiu o ex-"BBB", que ficou paraplégico após acidente automobilístico que sofreu em julho de 2009.
Antes disso, Fernandes participou da segunda edição do 'Big Brother Brasil', em 2002, se tornou paratleta e virou comentarista esportivo da Globo e do SporTV.