Topo

Irritado, Datena rebate Fundação que vai monitorar abusos em programas

Datena rebate Fundação que vai monitorar abusos em programas policiais - Reprodução/Band.com.br
Datena rebate Fundação que vai monitorar abusos em programas policiais Imagem: Reprodução/Band.com.br

Do UOL, em São Paulo

09/09/2016 17h50

Irritado, o apresentador José Luiz Datena rebateu na tarde desta sexta-feira (9) a Fundação Rosa Luxemburgo, que irá monitorar supostos abusos cometidos por programas policiais.

Segundo informação divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de S. Paulo", um site para receber denúncias de violação de direitos humanos em programas do gênero será lançado no próximo dia 14 pelo coletivo Intervozes e a Fundação Rosa Luxemburgo.

A iniciativa teria como objetivo monitorar as queixas e depois fazer um levantamento.

Nervoso e bastante alterado com a proposta do site, Datena citou o assunto durante o "Brasil Urgente" nesta sexta e acusou a Fundação Rosa Luxemburgo de não se interessar pelas vítimas de estupradores, por exemplo.

"Eu não vou dizer que programa policial, às vezes, não comete abuso, não. Pode até cometer, mas bandido matando, violentando, estuprando, isso não interessa aos direitos humanos. Por que essa organização não faz um site para que os direitos humanos acompanhem essa mulher [violentada]. Pergunte se essa organização [Fundação] Rosa Luxemburgo foi lá visitar essa mulher?", disse Datena.

"Nesse país, um rabo abana o cachorro, você está de brincadeira comigo. Ah, abuso de programa policial... abuso pode ter em qualquer lugar, pode até ter, mas, aqui, geralmente quem comete o abuso é o bandido. Não vejo uma pessoa que tem o seu filho morto, a mulher violentar, a Rosa Luxemburgo vai lá procurar?", prosseguiu.

"Isso tem de existir? É claro que tem que existir, mas não vejo o mesmo interesse dos direitos humanos em procurar vítimas desses crimes absurdos. Não vejo o mesmo interesse", concluiu.