Topo

Morre, aos 54 anos, o ator Duda Ribeiro, o Adam em "Salve Jorge"

Do UOL, no Rio

14/09/2016 12h20

O ator Duda Ribeiro morreu nesta quarta-feira (14) aos 54 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado no hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro. Em 2010, o ator passou por seis cirurgias para tratar um câncer no fígado e precisou realizar um transplante.

Em nota oficial, a direção do hospital informou que Duda estava "em processo de Quimioterapia para tratamento de um tumor neuroendócrino, que evoluiu para uma pneumonia grave e resultou em choque séptico. O ator faleceu nesta quarta-feira, às 05h10".

O velório está marcado para esta quinta-feira (15) no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, de 7h às 12h e a cremação acontece às 14h no Memorial do Carmo, no Caju.

Em seu última publicação no Facebook, no dia 7 de setembro, Duda escreveu: "A vida nas mãos do Criador. Não se iluda, ela não será controlada por você. Por isso tente, uma vez só, deixar que ela flua como Ele quer".

Vários amigos lamentaram a morte do ator nas redes sociais. "Amigo querido. Aprendi com ele em cada momento de sua luta. Aceitando com alegria seu destino e nos alegrando a todos sempre. Mais uma estrela nos ilumina agora em paz", escreveu Letícia Spiller no Instagram.

A autora Gloria Perez contou que o ator já foi namorado de sua filha Daniella Perez. "Duda chegou em nossa família na adolescência, como o primeiro namorado sério da Dany. E ficou para sempre, como um amigo querido e presente. Hoje ele foi embora, depois de lutar tanto e tão bravamente pela vida. Muita saudade, Duda".

"Meu amigo amado, é com essa imagem que me despeço de você, em 'Assalto ao Banco Central'. Foi você que me ensinou a fazer comédia, foi com a sua direção que ganhei premio de atriz revelação no teatro, foi com você que fiz um dos melhores e mais divertidos trabalhos da minha vida. Te amo muito, parabéns pela sua passagem nesse plano, dois filhos lindos, um grande homem, grande amigo e um grande ator. Vai com Deus", escreveu Antonia Fontenelle.

O ator deixa dois filhos, Júlia, 16 anos, e Felipe, de 14, frutos do seu relacionamento com a dentista Patricia Iorio.

Duda interpretou o personagem Adam em "Salve Jorge" (2012) e participou do "Vai que Cola" em 2013. Ele estava escalado para a próxima novela de Gloria Perez, "À Flor da Pele", que estreia em 2017 na Globo.

Biografia

Duda Ribeiro nasceu em 5 de junho de 1962, no Rio de Janeiro. Formado em engenharia, ele ingressou na atuação após ser convidado para a montagem do espetáculo “Nossa Cidade” pelo diretor Carlos Wilson, a quem havia conhecido em uma reunião do Tablado.

De lá em diante, ele atuou em várias peças e construiu também uma carreira como dramaturgo, tendo escrito produções como “Doida Varrida”, “Uma Dupla de Dois” e “Ópera dos Horrores”.

Na TV, ele atuou em várias novelas da Glória Perez, incluindo “Barriga de Aluguel”, o remake de “Pecado Capital”, “Caminho dos Índias”, além de "Salve Jorge".