Topo

Morte da 6ª temporada de Game of Thrones seria mais sangrenta originalmente

Efeitos são responsáveis pelas mortes criativas de "Game of Thrones" - Reprodução/HBO
Efeitos são responsáveis pelas mortes criativas de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/HBO

Do UOL, em São Paulo

14/09/2016 08h16

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da sexta temporada da série. Não leia se você não quer saber o que acontece

Um dos grandes momentos da sexta temporada de “Game of Thrones”, a morte do vilão Ramsay Bolton (Iwan Rheon) – que foi jogado a seus cachorros famintos por Sansa (Sophie Turner) – foi originalmente planejada para ser mais sangrenta ainda.

A revelação foi feita pelo supervisor de efeitos especiais da série, Mat Krentz, à revista “Variety”. “Eles filmaram a cena em várias tomadas. Eles fizeram uma com o cachorro na tela verde, depois Ramsay na tela verde, e uma do cenário, e colocamos tudo juntos”, disse. Os artistas anda criaram digitalmente um maxilar para o vilão e o animaram para revelar a carne entre a pele e a gengiva. O efeito, porém, ficou perturbador até para os padrões da série, e a cena foi atenuada.

A equipe de efeitos especiais foi responsável por um total de 72 mortes em cena, incluindo 22 por espada e 14 por gargantas cortadas. E, para fazê-las, recorre-se não apenas a efeitos digitais, mas também a alguns truques de cena – alguns envolvendo até carne bovina.

“Algumas mortes eram bem específicas, como alguém tendo a cabeça esmagada na parede”, explicou o artista Edwin Holdsworth. “Para conseguir o visual certo para isso, nós filmamos carne de verdade sendo esmagada. Usamos a mesma técnica para as cenas em que um dos personagens [Jamie] tinha a mão cortada. A melhor forma de conseguir o nível de sanguinolência necessário era separar um pouco de carne, e usar no corte. Ficou mais realista assim”.