Topo

Corpo do ator Domingos Montagner chega ao IML de Aracaju (SE)

Fredson Navarro e Flávio Antunes

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

16/09/2016 01h49

O corpo do ator Domingos Montagner, que morreu afogado nesta quinta-feira (15), chegou ao Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju (SE) por volta das 1h20 desta sexta. O trânsito foi bloqueado na rua para facilitar o acesso da equipe, que buscou o corpo na cidade de Canindé do São Francisco. De acordo com José Aparecido Batista Cardoso, diretor do IML de Sergipe, a necropsia será simples.

“Faremos um estudo minucioso para identificar possíveis sinais de hematomas ou asfixia. Em seguida o corpo será liberado. A documentação já chegou com uma pessoa do elenco da novela com a procuração da família do Domingos”, informou o diretor. Do IML, o corpo do ator seguirá para um velatório onde será preparado para o translado até o aeroporto de Aracaju. 

Corpo do ator Domingos Montagner chega ao IML de Aracaju  - Flávio Antunes/UOL - Flávio Antunes/UOL
Corpo do ator Domingos Montagner chega ao IML de Aracaju
Imagem: Flávio Antunes/UOL

Fãs aguardavam em frente ao IML chegada do corpo do ator. Com um violão, o cantor Gladston Rosa cantou músicas de Zé Ramalho e Alceu Valença: "Ele merece nossas homenagens", afirmou. A doméstica Gelze dos Santos era fã de Montagner e disse que está muito abalada com a morte do ator. "Estava acompanhando a novela e tudo parece que é ficção. Sempre gostei do trabalho dele e estou muito triste com a sua partida", lamentou.

Domingos Montagner, que interpretava Santo na novela "Velho Chico", morreu afogado após um mergulho no rio São Francisco, que serve de cenário para a trama. O ator de 54 anos estava desaparecido desde as 14h30 de quinta e teve o corpo encontrado por volta das 18h, preso nas pedras a 18 metros de profundidade, perto da Usina de Xingó, em Sergipe.

Montagner havia gravado cenas da novela pela manhã e como tinha o dia de folga foi com a colega Camila Pitanga almoçar na cidade de Canindé do São Francisco. Segundo o delegado de Canindé, Antônio Francisco Oliveira Filho, Pitanga revelou em depoimento que, depois de almoçar, ela e Montagner resolveram mergulhar no rio, num local conhecido como prainha do Canindé.

O cantor Gladston Rosa presta homenagens ao ator na frente do IML - Flavio Antunes/UOL - Flavio Antunes/UOL
O cantor Gladston Rosa presta homenagens ao ator em frente do IML
Imagem: Flavio Antunes/UOL

Em entrevista ao UOL, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Reginaldo Dória, afirmou que a atriz Camila chegou a segurar na mão do ator segundos antes dele desaparecer no rio.

"Ela relatou que ele começou a entrar em estado de pânico. Ele não falava, começou a ficar dispneico (sem ar), e ela tentou ajudar, mas a correnteza muito forte o tomou da mão que ela estava segurando", disse.

Segundo o coronel, a atriz relatou que se salvou porque conseguiu se segurar em uma pedra. "Com uma mão ela segurava a pedra, com outra segurava ele, até que ela cansou e a correnteza o levou", explicou.

De acordo com Camila, em seu depoimento à polícia, ela percebeu que havia muita correnteza, avisou a Domingos e os dois tentaram retornar para a pedra a nado. Camila chegou primeiro e tentou ajudar o amigo segurando sua mão por duas vezes, mas a força da correnteza o levou de volta para a água. Camila gritou por socorro e o ator dava sinais de cansaço e desespero. Ele conseguiu retornar à superfície por duas vezes, porém desapareceu.

Carreira no teatro e na TV

Domingos Montagner nasceu em São Paulo em 26 de fevereiro de 1962. Sua carreira artística começou em 1980, no circo, na companhia de teatro La Mínima. O ator só foi para a TV em 2008, quando participou do seriado "Mothern", do GNT. Ele trabalhou em produções como "Força Tarefa" e "Divã" antes de estrear nas novelas em 2011, com "Cordel Encantado".

Desde então, ele trabalhou em várias novelas da Globo, como "Salve Jorge", "Joia Rara" e "Sete Vidas". Ele estava reservado para "O Que nos Une", novela de Lícia Manzo prevista para 2017. O ator deixa a mulher, Luciana Lima, e os filhos Leo, Antonio e Dante.