Topo

Trecho do rio onde Montagner se afogou é perigoso e impróprio para banho

Fredson Navarro e Flávio Antunes

Colaboração para o UOL, em Canindé de São Francisco

16/09/2016 01h03

O trecho do Rio São Francisco, conhecido como Prainha, localizado no município de Canindé de São Francisco, distante 213 km de Aracaju, onde o ator Domingos Montagner morreu afogado nesta quinta-feira (15), após um mergulho, é muito perigoso e não é recomendado para banho devido à forte correnteza provocada pela vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó.

De acordo com Jorge Pessoa, engenheiro da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), a região tem muitas pedras e forte correnteza sinuosa.

Domingos Montagner abraça Camila Pitanga e Gabriel Leone em última gravação de "Velho Chico" nas redondezas do rio - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Domingos Montagner abraça Camila Pitanga e Gabriel Leone em última gravação de "Velho Chico" nas redondezas do rio
Imagem: Reprodução/TV Globo

“O local é estreito e a alta velocidade da água liberada pela usina de Xingó contribui para a formação de uma forte correnteza e que se torna sinuosa por conta da quantidade de pedras, inclusive submersas que formam pequenas cavernas denominadas ‘locas’”, alerta.

Ainda de acordo com o engenheiro, o rio está seco, o que contribui mais ainda para uma forte correnteza nas proximidades do leito do rio. “Com o rio seco há um aumento significativo da correnteza e que acaba puxando o banhista para o fundo do rio”, alerta.

Domingos se afogou no início da tarde no rio São Francisco, que serve de cenário para a novela "Velho Chico" da Rede Globo. O ator de 54 anos estava desaparecido desde as 14h30 e teve o corpo encontrado no início da noite, preso em pedras a 18 metros de profundidade e a mais de 300 metros de distância do mergulho.

Equipes de busca localizaram o corpo do ator que interpreta o Santo de "Velho Chico", da TV Globo, preso nas pedras, às margens da prainha de Canindé de São Francisco - que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas. Durante o mergulho, ele afundou e não voltou à superfície. Domingos deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos.