Topo

Apesar da dor, amigos de Domingos Montagner fazem despedida alegre

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/09/2016 11h10

Familiares e amigos estiveram na despedida do ator Domingos Montagner, que morreu afogado na última quinta-feira (15), em Canindé de São Francisco (SE). O ator foi enterrado no Cemitério da Quarta Parada, zona leste de São Paulo, pouco antes do meio-dia deste sábado (17).

A atriz Ingrid Guimarães, que fez o último filme com ele, disse ao UOL, que apesar da dor, foi uma despedida alegre. "A gente aplaudiu, a gente cantou. O velório foi uma homenagem digna."

O corpo do ator chegou ao Teatro Fernando Torres, no Tatuapé, por volta das 7h. Muitos fãs foram ao teatro na tentativa de se despedir de Santo de "Velho Chico", mas o velório foi fechado para o público. Os fãs fizeram preces e aplaudiram o ator.

Ingrid Guimarães e Montagner contracenaram no filme "Um Namorado Para Minha Mulher" - Reprodução/Instagram/ingridguimaraesoficial - Reprodução/Instagram/ingridguimaraesoficial
Ingrid Guimarães e Montagner fizeram o filme "Um Namorado Para Minha Mulher"
Imagem: Reprodução/Instagram/ingridguimaraesoficial
Entre os presentes estavam a mulher de Montagner, Luciana Lima, o irmão Francisco Montagner, artistas do circo e parte do elenco de "Velho Chico".

No início da cerimônia, que começou pouco antes das 9h, Francisco Montagner foi até o portão agradecer o carinho.

"Em nome da família e de todo mundo, agradeço muitíssimo a manifestação que está acontecendo, é uma coisa quase inimaginável. Tudo isso que está acontecendo porque vocês não conheceram o ator Montagner, vocês conheceram o Montagner, era a vida dele. Ele não representava, ele vivia tudo que fazia, com muita dedicação, muito comprometimento, muita força. É o que todos têm que fazer em sua vida profissional. Só assim que a vida será boa e feliz. Vivam como ele viveu, a cada momento. Agradeço muito a todos, sei que todos queriam uma hora, mas eu queria uma vida com ele. Deixo um grande abraço, um grande beijo a todo pessoal do Brasil. Fico muito feliz."

Vários atores da novela "Velho Chico" estiveram no local, entre eles Dira Paes, que foi uma das primeiras a chegar, Marcos Palmeira, Antonio Fagundes, Marcelo Serrado e Camila Pitanga, que estava acompanhada do namorado, o ator Igor Angelkorte. A atriz Nicette Bruno, que também esteve no local, deixou o velório chorando muito.

A atriz Tuna Dwek, amiga de Domingos há 30 anos, contou que vários amigos e colegas prestaram homenagens ao ator: o elenco de "Velho Chico" e os amigos do circo, que foi a formação do Domingos, que era palhaço. 

Sepultamento

Por volta das 11h, conforme programado pela família, o corpo foi levado pelas ruas da zona leste de São Paulo até o Cemitério da Quarta Parada, em um cortejo que durou cerca da 10 minutos.

Embora o cemitério estivesse aberto, algumas alamedas foram isoladas para melhor circulação dos familiares e amigos do ator, que ainda assim tiveram dificuldades para se aproximar do túmulo.  
 
Do lado de fora, fãs e curiosos escalavam os muros na tentativa de acompanhar a cerimônia. Após a breve despedida, os amigos deixaram o local em silêncio, sem dar declarações para a imprensa presente no local. Montagner foi sepultado no mesmo jazigo do pai e da mãe, Romilda, que morreu há três anos.
 
Santo não vai morrer
 
A Globo oficializou a decisão de manter o personagem Santo de "Velho Chico" vivo na trama. Diferentemente do que aconteceu em outras vezes que um ator faleceu durante uma novela, agora o protagonista da trama da novela das 21h não vai morrer, não vai viajar e nem será substituído. Neste sábado (17), às 11h40, a emissora divulgou um comunicado oficial explicando que Santo dos Anjos estará presente em todas as suas cenas e o seu olhar será visto por todos os que assistem à novela. 
 
A emissora divulgou o seguinte comunicado:
 
"Em homenagem ao ator Domingos Montagner e ao grande trabalho realizado por ele na construção de Santo, a direção de Velho Chico montou uma estratégia para continuar contando a história como estava planejado, sem criar uma trama diferente da prevista para o personagem. Santo dos Anjos estará presente em todas as suas cenas e o seu olhar será visto por todos os que assistem à novela."
 
Em Sergipe, as gravações serão retomadas neste domingo (18).