Topo

Globo exibe última cena gravada por Domingos Montagner em "Velho Chico"

Do UOL, em São Paulo

24/09/2016 22h16

A TV Globo exibiu na noite deste sábado (24) aquela que seria a última cena gravada por Domingos Montagner, em "Velho Chico", antes de sua trágica morte ocorrida no dia 15 de setembro, após um mergulho no rio São Francisco, na cidade do Canindé de São Francisco (SE), que serve de cenário para a trama de Benedito Ruy Barbosa.

Na cena, Santo (Montagner) aparece ao lado de Miguel (Gabriel Leone) e Tereza (Camila Pitanga), encorajando o filho a lutar pela sua terra.

"Essa terra não está morta, não. Pode não ser o que Dona Encarnação queria, mas não está morta. Nem esse nem outro coronel podem te impedir o que você quer fazer. O 'paim' me dizia que não existe terra maldita, maldito é aquele que não sabe cuidar dela. Quem não tem respeito pela terra, não tem respeito por si mesmo. Ele deixou aquela terra seca, e isso mata o meu coração, me partiu um vazio dentro do peito", disse o personagem.

"Toda terra é sagrada. Então, como tu mesmo disse, meu filho: 'essa terra, aqui, precisa de você'", aconselhou Santo a Miguel.

No capítulo deste sábado, depois desta cena, a emissora ainda exibiu um diálogo de Santo com Luzia (Lucy Alves), produzida possivelmente nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Domingos Montagner abraça Camila Pitanga e Gabriel Leone em última gravação de "Velho Chico" nas redondezas do rio - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Domingos Montagner abraça Camila Pitanga e Gabriel Leone em última gravação de "Velho Chico" nas redondezas do rio
Imagem: Reprodução/TV Globo
Após a filmagem, Montagner, Pitanga e Leone gravaram um vídeo nos bastidores do set, onde o ator aparece comemorando o encerramento da trama.

"Nossa derradeira viagem de gravações aqui de 'Velho Chico', encerrando esse épico maravilhoso, cheio de amor, de emoção, de carinho, de amizade, é uma família", disse ele, abraçando Camila Pitanga e Gabriel Leone, e com sorriso estampado.

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, a partir de agora, os personagens vão interagir com uma câmera, como se estivessem falando com Santo. O olhar do agricultor será sob o ponto de vista deste equipamento.

Domingos Montagner morreu afogado no rio São Francisco no último dia 15. Ele havia gravado cenas da novela pela manhã e, como tinha o resto do dia de folga, foi com Camila Pitanga almoçar. Pitanga revelou em depoimento que, depois do almoço, os dois resolveram mergulhar no rio, num local conhecido como prainha do Canindé.

Os dois entraram na água e a correnteza ficou forte de repente. Camila nadou rápido e conseguiu abraçar uma pedra. "Domingos não nadava e estava assustado, mas eu não tinha noção do que estava acontecendo [até então]", disse ela em entrevista ao "Fantástico". Quando a atriz percebeu a gravidade da situação, ela começou a gritar por socorro.

O corpo de Domingos Montagner foi velado na semana passada no teatro Fernando Torres, no Tatuapé, bairro da zona leste de São Paulo onde o ator nasceu e cresceu. O enterro aconteceu no Cemitério da Quarta Parada, também na zona leste.

Parte do elenco de "Velho Chico" compareceu ao velório para prestar a última homenagem ao colega. Em seguida, os atores retornaram às gravações da reta final da trama.