Topo

Caio Blat elogia pichação no Ibirapuera: "Podiam deixar por uns dias"

Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, em São Paulo, amanhece pintado com tintas de várias cores  - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, em São Paulo, amanhece pintado com tintas de várias cores Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 20h07

O ator Caio Blat usou seu Instagram nesta sexta-feira (30) para elogiar a pichação feita com tintas coloridas no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera. "Gostei da intervenção. Podiam deixar por uns dias", escreveu o ator em um post na rede social. 

A declaração causou revolta em alguns seguidores de Blat, que o acusaram de estar apoiando o vandalismo na cidade de São Paulo. 

Na manhã desta sexta, o Monumento às Bandeiras, a estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, e o prédio da Secretaria Estadual de Educação, na República, estavam cobertos por tinta. Na secretaria, a pichação trazia os dizeres "Fora Temer".

De acordo com Nadia Somekh, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico (órgão da Secretaria Municipal de Cultura), as pichações foram feitas por "artistas reprimidos que querem se manifestar de forma violenta". Ela também informou que a limpeza dos locais já foi solicitada, mas que o início depende da identificação do tipo de tinta que foi usada para que a remoção seja feita sem danificar as obras. 
 
Em nota oficial publicada em seu perfil no Facebook, o Instituto Victor Brecheret condenou o vandalismo: "É uma violência cometida contra uma das mais importantes obras artísticas do país. O "Monumento às Bandeiras" é uma obra que pertence ao povo brasileiro. Como símbolo, deve ser respeitado e sua preservação garantida por todos nós. O Instituto Victor Brecheret – IVB espera a restauração completa da obra, para que ela possa permanecer para as próximas gerações."