Topo

"Velho Chico" termina com morte de Carlos Eduardo e casamento de Santo

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 22h21

A novela "Velho Chico" terminou nesta sexta-feira (30) com a morte de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) e o casamento de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), em uma cena que emocionou o público com a câmera subjetiva no lugar do ator. A última cena foi uma homenagem a Montagner, com uma imagem de Santo navegando pelo rio São Francisco.

O último capítulo começou com o delegado Queiroz (Batoré) e o prefeito Raimundo (Saulo Laranjeira) tentando pegar documentos da Prefeitura, porém foram barrados por Beatriz (Dira Paes), nova prefeita eleita de Grotas do São Francisco. Quando começaram a queimar os arquivos que poderiam incriminá-los, foram pegos pela Polícia Federal e presos em flagrante.

Carlos Eduardo, ao ver na TV Afrânio fazendo delação premiada, fugiu com o dinheiro roubado em um iate e foi perseguido pelo rio São Francisco por Cícero (Marcos Palmeira). Em terra firme, Bento (Irandhir Santos) interrompeu Carlos Eduardo e tomou dele a mala com dólares. O deputado teve que comprar o burro de uma pessoa que passava pelo local para continuar sua fuga.

De volta à sua casa, Afrânio liberou Cícero e Dalva (Mariene de Castro) para viverem suas vidas. O jagunço se declarou para a empregada e a convenceu a viver com ele.

Isolado na caatinga com o burro empacado, Carlos Eduardo surtou, teve alucinações e morreu desidratado no sertão em meio às notas de dinheiro que levou consigo.

Afrânio deu a galinha da família de Sá Ribeiro para Miguel (Gabriel Leone) como símbolo de herança e perdão do avô ao neto. Em seguida, viajou de barco com Iolanda (Christiane Torloni). "Pela primeira vez encontrei paz na minha vida", disse o ex-coronel Saruê.

Durante seu passeio na praia, Afrânio avistou Martim (Lee Taylor), o filho que renegou, e lhe deu um abraço caloroso de reconciliação. Após a cena emocionante, o ex-coronel e Iolanda andaram pela praia contemplando a bela paisagem. A novela deixou em aberto se Afrânio viu o filho ou uma miragem.

Luzia (Lucy Alves) deixou a casa onde vivia com Santo. Na lavoura, repetiu a história de sua vida e encontrou um bebê na plantação. No início da novela, o capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) também achou uma criança recém-nascida e batizou de Luzia. Ela homenageou seu pai e chamou o bebê de Ernesto.

Uma das cenas mais emocionantes do último capítulo de "Velho Chico" foi o casamento de Santo e Tereza. Os atores contracenaram com a câmera subjetiva que substituiu Domingos Montagner e a cerimônia terminou com chuva.

Enquanto Santo e Tereza se casavam, Olívia (Giullia Buscacio) rompeu a bolsa e deu à luz seu filho com Miguel. Cinco anos depois, Miguel e Olívia comemoraram o sucesso do projeto ambiental e agrícola em um almoço com os personagens da novela, incluindo Santo.

A trama terminou com uma breve homenagem ao ator Domingos Montagner, que morreu afogado no Rio São Francisco no dia 15 de setembro, e mostrou imagens de arquivo dele navegando pelo local. A última cena foi a embarcação Gaiola Encantado, que leva fantasmas para o além, no rio, simbolizando a partida de Montagner.

Camila Pitanga, parceira de cena do ator, também prestou uma homenagem em uma rede social.