Topo

Sem Garibaldo, nova "Vila Sésamo" terá Palmirinha e Gregorio Duvivier

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/10/2016 07h30

"Vila Sésamo", programa infantil que marcou a infância de quem viveu os anos 70, voltará à TV sem Garibaldo, personagem mais querido e conhecido dos antigos fãs. A grande ave de penas amarelas foi cortada da nova versão do programa, produzida por TV Cultura e TV Brasil em parceria com a Sesame Workshop, detentora dos direitos da série original. Após dois anos em projeto, as gravações terminaram na última semana. A data de estreia ainda não foi definida.

Para a direção do programa, entretanto, Garibaldo não fará falta. Em pesquisa feita pela Sesame Workshop, o grandalhão é pouco lembrado pelas crianças de hoje, por isso resolveram apostar em outros personagens. Para os fãs saudosistas, o pássaro ainda aparecerá em quadros gravados nos Estados Unidos.

8.jan.2013 - Garibaldo, personagem da Vila Sésamo, subiu ao palco para apresentar um aplicativo para o publico infantil que reconhece palavras pela câmera do smartphone - Júlio César Guimarães/UOL - Júlio César Guimarães/UOL
Garibaldo, personagem de "Vila Sésamo"
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL
"As crianças de hoje se identificam com o Elmo, outras com a Bel, com a Abby, Grover e Come Come, mas não se relacionam tanto com o Garibaldo, por isso a participação dele é menor", explica o diretor João Amorim. Outro empecilho é a vila suspensa, construída para os bonecos menores. A ave estava no projeto original e tinha até ator escalado, mas o cenário grande foi eliminado para cortar gastos.

"Estamos trabalhando com o cenário elevado, o que facilita a movimentação dos bonecos que são controlados com a mão, mas complica para o Garibaldo. Nos Estados Unidos, temos os dois tipos de cenário, o que encarece muito a produção. Optamos por trabalhar com o cenário levantado", afirma o diretor.

Desengonçado, Garibaldo fez sucesso na primeira "Vila Sésamo", coproduzida por Globo e Cultura em 1972. O personagem, interpretado por Laerte Morrone (1932-2005) nos anos 70, retornou na reedição do programa, em 2007, também na emissora pública. Quem deu vida à ave amarela foi o diretor da segunda versão, Fernando Gomes, responsável por outros sucessos infantis da Cultura, como "Cocoricó" e "X-Tudo".

Celebridades e Elmo "feminina"

A nova "Vila Sésamo" tem outra mudança importante: o nome. Agora é apenas "Sésamo", por orientação da dona da marca "Sesame", que quer padronizar os títulos no mundo inteiro. No Brasil, "Sesame Street" (nome original) virou "Vila Sésamo". O programa é transmitido em 140 países.

Elmo e Kelly Guidotti, sua manipuladora no Brasil - Jair Magri/TV Cultura - Jair Magri/TV Cultura
O boneco Elmo e a atriz Kelly Guidotti, sua manipuladora no Brasil
Imagem: Jair Magri/TV Cultura
A direção de "Sésamo" convidou celebridades para interagirem com os bonecos Elmo, Bel, Abby, Come Come e Grover. Palmirinha, Gregorio Duvivier, Bela Gil, Maria Fernanda Cândido e Thiaguinho são alguns famosos que participarão do programa infantil. Foram gravados 52 episódios divididos em duas temporadas. O projeto inicial previa cinco, mas o atraso no repasse da TV Brasil, segundo o diretor, atrasou e encolheu a série, orçada em quase R$ 5 milhões.

Sem Garibaldo, Elmo assume o papel de protagonista e é interpretado pela primeira vez por uma mulher. Kelly Guidotti, ex-integrante do "Cocoricó", convenceu o norte-americano Martin Robinson, "treinador" dos manipuladores de "Sésamo", e ficou com o personagem.

"Eles não fazem teste para o Elmo com mulher porque falam que a voz fica feminina. Pedi porque sou fã do personagem e convenci. Fiz fonoaudiologia e aula de canto para não prejudicar minha voz", conta Kelly, que também dublou a animação "O Desafio do Elmo", lançada nesta semana.