Topo

Do "BBB" ao Emmy: Grazi Massafera volta às novelas com status de estrela

Grazi no "BBB"; como Larissa, em "Verdades Secretas"; e Luciane em "A Lei do Amor" - Divulgação/TV Globo
Grazi no "BBB"; como Larissa, em "Verdades Secretas"; e Luciane em "A Lei do Amor" Imagem: Divulgação/TV Globo

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

07/10/2016 07h30

Em 2006, a ex-Miss Paraná com jeito caipira e recém-saída do “Big Brother Brasil” estreava em horário nobre na novela “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos. Grazi Massafera, então com 24 anos, sofreu preconceito dos colegas de elenco por ser uma ex-BBB, mas não se abateu com as críticas, estudou, e, dez anos depois, voltas à novela das 21h com status de estrela. Em “A Lei do Amor”, Grazi será a ex-prostituta Luciane, que entra na trama neste sábado (8) e vai movimentar a vida da família do marido, Hércules (Danilo Granghéia). 

Indicada ao Emmy por seu personagem anterior, a viciada em drogas Larissa, de “Verdades Secretas” (2015), a atriz conquistou críticos e público, e se tornou a queridinha da televisão. Ouvidos pela reportagem, colegas do núcleo de Grazi Massafera em “A Lei do Amor atribuíram a ascensão da atriz ao seu carisma, senso de humor e a sua dedicação.  

Vera Holtz, que na festa de lançamento da novela gritava elogios como "linda" e "maravilhosa" enquanto Grazi posava para os fotógrafos, afirma que ela é “uma menina muito especial, magnífica e amiga". "Ela tem uma humildade cativante, além de ser estudiosa e sempre preocupada em fazer o melhor, pois tem muito respeito pela interpretação. Foi merecido ela ser indicada ao Emmy”, diz Vera, que na novela interpreta Magnólia, sogra de Luciane.

Para Danilo Granghéia, Grazi é compreensiva e divertida. “Apesar de ser meu primeiro papel em novelas, tenho mais tempo de carreira de ator do que ela. E é impressionante como tenho aprendido com a Grazi. Ela sempre está disponível no trabalho, já tem um domínio pleno de cena e uma compreensão mágica. Sou muito fã”, elogia.

Grazi com Thiago Lacerda em "Páginas da Vida", sua primeira novela, em 2006 - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Grazi com Thiago Lacerda em "Páginas da Vida", sua primeira novela, em 2006
Imagem: Divulgação/TV Globo

Diretora artística de “A Lei do Amor”, Denise Saraceni nem esperou a reportagem terminar a pergunta para dizer “Grazi é um espetáculo” e ressaltar as qualidades da atriz. “É um ser humano incrível, bom caráter, inteligente e muito engraçada. Luciane é um presente para uma atriz com carisma como ela. A evolução da Grazi é grande, hoje ela está muito bem preparada, mas não é acomodada, ela estuda, se dedica, está sempre conversando com a gente. Tenho muito orgulho dessa menina”, disse a diretora ao UOL.

Com olhos verdes e um sorrisão, Grazi também é uma das mais requisitadas do mercado publicitário. Seu rosto é associado de marcas de cosméticos a de alimentos. Para a publicitária Karla Ikeda, especialista em gerenciamento de carreira e autora do livro "Profissão: Famoso – Como Gerenciar Imagens de Sucesso", Grazi soube “refinar” sua imagem cercando-se de bons profissionais.

“Ela, assim como tantas outras famosas, consegue tornar sua marca pessoal mais lucrativa, o que é mais interessante comercialmente por ser inspiração para o público. Além disso, evitando uma hiperexposição de sua vida, a Grazi blinda sua imagem e a mantém longe de possíveis escândalos que, de alguma forma, poderiam fazer com que os anunciantes não quisessem associar seus produtos a ela”, ressalta.

Recorde de vendas da "Playboy" e protagonista de novela

De família simples de Jacarezinho, no interior do Paraná, Grazi Massafera é a segunda filha de quatro irmãos da costureira Cleusa e do pedreiro Gilmar. Desde criança, participou de concursos de beleza e tornou-se Miss Paraná em 2004, conquistando o terceiro lugar no Miss Brasil. No ano seguinte, o país conhecia a simpatia da modelo no “Big Brother Brasil”. Perdeu o programa para Jean Wyllys, mas logo emplacou como repórter do "Caldeirão do Huck".

Disposta a ter a ex-BBB nua, a “Playboy” ofereceu na época uma pequena fortuna para Grazi estampar a capa de aniversário de 30 anos da revista. A edição vendeu mais de 500 mil cópias estando no ranking das mais vendidas até hoje, e estima-se que ela faturou R$ 1 milhão entre cachê e vendas.

Determinada a ser atriz, Grazi chamou a atenção de Manoel Carlos e ganhou o papel de Thelminha, em “Páginas da Vida”, par romântico de Thiago Lacerda. Em 2008, foi escalada por Miguel Falabella para protagonizar a novela “Negócio da China”. Atuou em outras várias produções, mas foi como a prostituta e viciada em drogas Larissa, de “Verdades Secretas”, que entrou para o primeiro time de atores da TV, e seu salário gira em torno de R$ 80 mil por mês quando está no ar. 

Grazi lembra que os colegas que a rejeitaram hoje a admiram, mas afirma que não guarda mágoas. “Os que já me trataram mal mudaram a postura em relação a mim. São atores que respeito e aprendo muito. Ainda não cheguei a lugar nenhum, só estou colhendo frutos da minha dedicação. E quando a sorte bateu na minha porta eu já estava trabalhando”, afirma a atriz ao UOL.

Grazi Massafera foi casada por sete anos com o ator Cauã Reymond, com quem teve a filha Sophia, de 4. Ela namora há quatro meses o empresário Patrick Bulus e mantém a relação longe dos holofotes.

Grazi Massafera foi protagonista em "Negócio da China" e "Flor do Caribe" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Grazi Massafera: protagonista em "Negócio da China" e "Flor do Caribe"
Imagem: Divulgação/TV Globo