Topo

Atriz Tônia Carrero é internada com pneumonia no Rio

A atriz Tônia Carrero, em foto de 2002 - Claúdia Martins/Folhapress
A atriz Tônia Carrero, em foto de 2002 Imagem: Claúdia Martins/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/10/2016 11h37

A atriz Tônia Carrero, 94, foi internada nesta sexta-feira (7), na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa da clínica, a atriz foi internada por conta de uma pneumonia, mas passa bem e seu quadro é estável.

Ainda não há previsão de alta.

A atriz chegou a ser hospitalizada pela mesma razão em 2012, por cinco dias.

Doença

Reclusa há alguns anos, Tônia Carrero reapareceu em uma foto ao lado de filhos, netos e outros familiares no último Natal.

Sobrinho de Tônia Carrero, o ator e diretor Leonardo Thierry explicou, na época, o estado de saúde da tia. Em 2000, a atriz foi diagnosticada com hidrocefalia oculta, acúmulo de líquido na cavidade craniana. A doença é hereditária e não tem cura. Tônia implantou uma válvula para transferir o líquido para o abdômen, porém precisou refazer a cirurgia em 2008.

"Ela não anda mais, se desloca em cadeira de rodas e raramente fala, e leva muita gente a achar que ela não está lúcida, mas ela está", disse Thierry ao UOL

Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro com o sobrinho, Thierry, e o filho, Cécil Thiré.

Tônia está afastada da TV desde 2004, quando fez uma participação especial em "Senhora do Destino". Seu trabalho mais recente como atriz foi no filme "Chega de Saudade" (2008). 

Principais trabalhos

Tônia entrou para a televisão na década de 60 na primeira versão da novela "Sangue do Meu Sangue", de Vicente Cesso, ao lado de Fernanda Montenegro e Francisco Cuoco. Nos anos 70 migrou para a Globo com personagens de destaque nas novelas "Pigmalião 70", "O Cafona" e "Uma Rosa Com Amor".

Um dos maiores sucessos da atriz na televisão foi a personagem Stella Fraga Simpson, na novela "Água Viva", de Gilberto Braga, em 1980. Sete anos depois, contracenou com o amigo Paulo Autran em "Sassaricando", de Sílvio de Abreu, vivendo Rebeca Rocha.

No teatro, participou de grandes produções como "Navalha na Carne", de Plínio Marcos, com direção de Fauzi Arap, em 1969. A peça incomodou o regime militar e foi um sucesso de crítica e público.

Outros trabalhos foram "Quem tem Medo de Virginia Woolf?", dirigida por Antunes Filho, em 1978 e "Quartett", dirigida por Gerald Thomas, em 1986.

Tônia foi uma das principais estrelas da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o mais importante estúdio do país na década de 50. Dentre os trabalhos estão "Tico Tico no Fubá" (1952), dirigida por seu segundo marido Adolfo Celi e "Quando a Noite Acaba" (1950), de Fernando de Barros.

Tônia Carrero é mãe do ator Cecil Thiré e avó dos atores Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos Thiré.