Topo

Mocinha guerreira de "A Terra Prometida" se inspira na Rey de "Star Wars"

Thaís Melchior é Aruna em "A Terra Prometida" - Munir Chatack/Record
Thaís Melchior é Aruna em "A Terra Prometida" Imagem: Munir Chatack/Record

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

08/10/2016 07h00

Mocinha de "A Terra Prometida", Aruna (Thaís Melchior) tem sofrido por amor, como manda a cartilha dos folhetins, com o relacionamento estremecido com Josué (Sidney Sampaio). Mas não é só pelo romantismo que o público feminino tem se identificado com a personagem. Literalmente uma guerreira, ela pega em armas de igual para igual com os homens.

"Isso me interessou muito na personagem, fiquei encantada. É muito bom interpretar essa mulher fora dos padrões, à frente do seu tempo. As mulheres de hoje em dia são assim também, fortes, por isso que o público se identifica", conta a atriz, que se inspirou não só nas narrativas bíblicas como em outros papéis fortes da ficção, como as personagens femininas de "Game of Thrones". "Também busquei referência na Rey (Daisy Ridley), de "Star Wars: O Despertar da Força". Acho as duas muito parecidas", conta.

Aruna (Thaís Melchior) e Josué (Sidney Sampaio) em cena de luta de "A Terra Prometida" - Munir Chatack/Record - Munir Chatack/Record
Aruna em cena de luta: atriz não usa dublês e conta que hoje se diverte nas sequências de batalha
Imagem: Munir Chatack/Record

Thaís conta que só usa dublê nas cenas em que a personagem anda a cavalo – em todos os outros momentos de batalha, é ela quem empunha a espada.

"Fisicamente exige muito. No início, achava a espada pesada para caramba. Temos que fazer movimentos precisos, desenhadinhos, não é simples pegar e sair dando golpe. Tem todo um trabalho corporal, comecei a malhar com personal para ficar mais resistente. Hoje tudo é mais fácil, a espada não é mais tão pesada", compara ela, que tem o auxílio de um coreógrafo nas gravações e conta com dicas dos colegas.

"Agora eu me divirto, antes eu ficava tensa. Com o tempo e com a prática, fica muito legal. A Record já fez outras novelas bíblicas, mas não tinha como pedir orientação para outra atriz. Disseram: 'Você vai estrear como guerreira'. Aprendi muito com os meninos, tinha aula com eles. Eles estão mais acostumados, cresceram brincando disso", afirma.
 
Aruna (Thaís Melchior) e Josué (Sidney Sampaio) em "A Terra Prometida" - Munir Chatack/Record - Munir Chatack/Record
Segundo Thaís, o público quer ver a volta do casal Joruna
Imagem: Munir Chatack/Record
 
Thaís, que acompanha a repercussão da novela, nas redes sociais, diz que a torcida pela volta do casal Joruna é grande. Na trama, os dois estão separados graças a uma armação de Samara (Paloma Bernardi) e Léia (Beth Goulart), que arrumaram uma impostora para se passar por sua mãe. Acreditando ser uma cananeia, a jovem rompe com Josué sem grandes explicações. Mesmo quando o mal-entendido for resolvido, nos próximos capítulos, o líder dos hebreus recusa se reaproximar dela.
 
"O público aceitou muito bem o casal. Josué já tinha sido casado em 'Os Dez Mandamentos', e depois achava que não iria se apaixonar por mais ninguém. Como líder, tinha que estar focado na missão, mas acaba se apaixonando. Eles pensam de maneira muito parecida, têm os mesmos objetivos, são unidos pela fé", conta. 
 
Segundo a atriz, a personagem faz sucesso também com os pequenos. "Além de tudo isso, ela é muito leve, fala com animais, dança, canta. Ela vive alegre e isso atrai as crianças", analisa.