Topo

"Nazaré confusa" vira meme mundial e diverte Sorrah: "Acho bem engraçado"

Gif de Nazaré Tedesco -  -

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

14/10/2016 19h52

O mundo descobriu Nazaré Tedesco, uma das vilãs mais famosas da dramaturgia brasileira. A personagem interpretada por Renata Sorrah em "Senhora do Destino" (2004) virou meme na internet e, nos últimos dois meses, está sendo citada por pessoas de vários países que nem sabem que ela é uma personagem de novela.

O meme é este gif acima, em que Nazaré observa todos os lados, como se estivesse confusa. Milhares de seguidores no Twitter compartilharam o olhar perdido da vilã brasileira.

Tweets em inglês e até em russo brincam com a cara de Nazaré. Internautas norte-americanos também usaram o gif para fazer piada do debate entre Donald Trump e Hillary Clinton. Alguns chegaram a ter mais de 48 mil retweets, um fenômeno.

Os estrangeiros, porém, não sabem quem é Renata Sorrah e já confundiram a atriz do meme com Sarah Paulson e Julia Roberts. Alguns brasileiros reclamam que os gringos "roubaram" o meme, porém a maioria comemora e tenta explicar a eles, em inglês, quem é Nazaré.

Procurada pelo UOL, Renata Sorrah mostrou-se surpresa com a repercussão de Nazaré pelo mundo: "Olho para um lado e para o outro, sei lá o que é, um meme, né? Não sabia, não tinha noção disso. Sei que faz muito sucesso no Brasil. Todo mundo acompanha, tem vários memes de várias coisas, é uma loucura, mas que tinha ido para os Estados Unidos eu não sabia, eles não sabem quem é".

Na cena da novela (exportada para mais de 20 países), Nazaré invadiu a casa de sua rival, Maria do Carmo (Susana Vieira), e foi presa. Dentro da cadeia, ela relembrou uma conversa com Viviane (Letícia Spiller), nora de Maria do Carmo, enquanto olhava para as paredes da cela.

Nazaré Tedesco, vilã de "Senhora do Destino" (2004), vira meme mundial - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Nazaré Tedesco, vilã de "Senhora do Destino" (2004), vira meme mundial
Imagem: Reprodução/Twitter
Para os internautas, porém, Nazaré está desnorteada. Por isso, chamam a personagem de "confused blondie" (loira confusa) e "math lady" (senhorita matemática), porque um dos memes mais famosos mostra a vilã "confusa" em meio a equações matemáticas.

"Gente... 'confused blonde', math lady. Ai, meu Deus! Ai, que engraçado, como rende essa personagem!", diverte-se Renata, que não se importa com a zoeira na internet: "Acho bem engraçado isso, com humor. Não me incomoda a mínima".

Nazaré é hit na web muito antes do "olhar confuso". Os trejeitos da vilã já renderam gifs, comunidades no antigo Orkut e páginas no Facebook. "No Brasil nunca parou, cada vez aumenta mais. Tem uma geração que não viu 'Senhora do Destino' e conhece por causa desses memes", comemora a atriz, que não tem rede social.

"Tinha Facebook, não tenho mais. Tinha Twitter fechado, resolvi abrir, veio uma montanha de gente atrás e falei 'Ah, que medo!'. Tirei. Era muita gente. Não tenho rede social, mas tenho muitos perfis falsos, que não sou eu", esclarece.

Veja os melhores memes estrangeiros de Nazaré no Twitter: