Topo

Lázaro Ramos diz ter sido vítima de racismo: "É constante na vida do negro"

Lázaro Ramos diz ter sido vítima de racismo várias vezes - Reprodução/TV Globo
Lázaro Ramos diz ter sido vítima de racismo várias vezes Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/10/2016 16h38

Lázaro Ramos afirmou já ter sido vítima de racismo "várias vezes" e que isso se tornou uma coisa extremamente comum na vida dos negros no Brasil. O desabafo do ator foi feito durante conversa com a apresentadora Regina Casé, no programa "Esquenta", da TV Globo.

"Já passei por constrangimentos várias vezes, como ir ao supermercado e ser seguido por segurança, por exemplo, isso é constante na vida de um negro [no Brasil]. Eu, por ser uma pessoa pública, posso falar aqui, mas sei que o negro, em casa, também está lembrando [agora] de ter passado por uma situação como essa", declarou Lázaro.

Ele também aproveitou o espaço no programa para rebater aos críticos de plantão, que dizem que esse tipo de desabafo não passa de um "mi-mi-mi".

"E acho que é uma grande evolução a gente poder discutir isso [o racismo], aqui [na televisão]. Muita gente fala que isso é 'mi-mi-mi', que estamos 'reclamando de barriga cheia', que 'não se deve discutir isso'. Eu sei que tem muita gente aí na rede social [agora] dizendo que 'ai, esse assunto chato de novo'... Não, gatão, não é chato, não, é para nós sermos cidadãos", defendeu ele.

O ator acredita que é necessário debater sobre o racismo por ser uma ferida enorme na nossa sociedade. "A gente só vai ter um país melhor e pleno quando a gente aprender a admirar todas as características de todas as pessoas e se interessar pelo outro por aquilo que a gente não conhece", finalizou.

Em março, Taís Araújo, mulher de Lázaro Ramos, já havia sido vítima de ataques racistas, via internet. Três homens foram identificados e presos.

O grupo, porém, foi solto dias depois após pedido do delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Alessandro Thiers, para converter a prisão temporária dos réus em prisão preventiva.