Topo

Bárbara Paz diz que "Casa dos Artistas" foi "uma coisa maravilhosa na vida"

Supla e Bárbara Paz na "Casa dos Artistas" (2001) - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Supla e Bárbara Paz na "Casa dos Artistas"
Imagem: Divulgação/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 07h00

Bárbara Paz virou estrela nacional ao vencer a "Casa dos Artistas", que estreou há exatos 15 anos no SBT. Atriz de teatro, ela chegou ao primeiro reality show de confinamento da TV brasileira dois dias antes do lançamento do programa. Sete semanas depois, a vida de Bárbara começou a mudar: faturou R$ 300 mil, atuou em novelas do SBT e hoje é uma das principais atrizes da Globo.

Ao UOL, Bárbara relembra com carinho o reality do SBT e reclama de ser acusada de renegar o passado: "Foi incrível. Muita gente fala: 'Nossa, você fala mal'. Como vou falar mal de uma coisa que foi maravilhosa na minha vida, gente? Uma coisa que eu ganhei, comprei minha casa, virei uma pessoa pública. Abriu vários caminhos para mim e segui o que sempre quis, ser atriz".

Bárbara Paz chora na final da "Casa dos Artistas" (2001) - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Bárbara Paz chora na final da "Casa dos Artistas", reality show do SBT
Imagem: Reprodução/YouTube
Bárbara entrou na "Casa dos Artistas" graças ao diretor do reality, Rodrigo Carelli. Os dois se conheciam da MTV, onde a atriz apresentou o programa "Al Dente" e aparecia em vinhetas. Ele chamou a ex-colega às pressas para tapar o buraco de um participante que havia desistido pouco antes do lançamento do programa.

"Teve gente que ia assinar contrato dois dias antes da estreia, não assinou e a gente colocou a Bárbara no lugar. Ela era a menos conhecida e hoje ela é a mais. Ela é um dos grandes exemplos de um reality show ter sido um bom pontapé inicial para uma pessoa, um bom começo para uma carreira, porque ela tem uma carreira brilhante agora", elogia Carelli, atualmente responsável pelos realities da Record.

A atriz lembra até hoje como foi o convite para entrar na "Casa dos Artistas": "Para mim, era tudo uma festa, uma brincadeira de adolescente que valia R$ 30 mil por semana. Era como se fosse uma excursão. Falaram que era um reality e que eu ia ficar trancada em uma casa. Perguntei: 'O que tenho que fazer?' Eles: 'A mala só. Você vai viver lá. 'O que eu tenho que fazer?' Eles: 'Ser você'. Fui realmente a cobaia, porque nem assistia muita televisão, não tinha tempo".

Romance com Supla foi refilmado por Babenco

Na "Casa", Bárbara Paz teve uma paixão intensa pelo roqueiro Supla. Os dois namoraram até a final do reality. O cantor ficou em segundo lugar e atriz foi campeã. O relacionamento relâmpago foi refilmado por Hector Babenco, companheiro de Bárbara durante seis anos, para "Meu Amigo Hindu", último filme do cineasta antes de morrer, em julho. A cena foi cortada na edição final, mas está no DVD.

Para Bárbara, reviver o caso com Supla no filme foi engraçado: "Saiu do filme porque estava muito longo e realmente não precisava, mas ele quis filmar. Claro, ele ficcionalizou um pouco, teve o cara com a mala de dinheiro, brincou com aquilo, mas tem no DVD, em inglês ainda. Foi muito engraçado, e foi muito bom. O Hector disse: 'Quero que você faça igualzinho'. Falei: 'Ai, meu Deus'".

Supla também estranhou o convite de Babenco para refilmar "Casa dos Artistas": "Eu não entendi nada, mas acho que ele estava contando a história dele nesse filme, viu ela e se apaixonou nesse reality show mesmo. Adoro a Bárbara, mas foi simplesmente atuação, super profissional. De repente ele quis rever aquilo como foi mesmo, em que a Bárbara chorou".