Topo

Klara Castanho: "Meu público mudou, agora gosta das roupas, do cabelo"

Aos 15, Klara Castanho coleciona personagens na TV - Reprodução/Instagram Klara Castanho
Aos 15, Klara Castanho coleciona personagens na TV Imagem: Reprodução/Instagram Klara Castanho

Felipe Abílo

Do UOL, em São Paulo

30/10/2016 19h39

Aos 15 anos de idade, Klara Castanho já coleciona personagens de sucesso na TV como a Tônica, de "Morde & Assopra", Paulinha de "Amor à Vida" e a vilã mirim Rafaela, de "Viver a Vida". Com seu primeiro longa-metragem nos cinemas e em cartaz no teatro, a atriz diz que ainda não teme o hiato de trabalhos na televisão que acontece com alguns atores na fase de transição da adolescência para a fase adulta. Situações passadas por atrizes como Carolina Oliveira e Fernanda Souza.

"Realmente é uma fase bem complicada porque não é muito retratada na televisão, não tem papéis que mostrem o adolescente nessa transição além de produções como 'Malhação'. Ter tido a oportunidade de continuar trabalhando na televisão nesse período foi muito gratificante, principalmente por não ter me afastado", disse durante evento do filme "É Fada!", em São Paulo.

Bem madura e com um olhar maximizado sobre a carreira, Klara contou que tem um plano na manga caso fique afastada da TV por falta de convite. "Acho que tem que ter um período que a gente para se reinventar. Estou sempre fazendo cursos, tentando me especializar em algo diferente, então que seja esse o momento. Por outro lado, tenho muita base em casa, muito preparo da minha família e um apoio muito grande, nunca bateu esse desespero porque tenho onde me apoiar".

Acostumada com as telinhas, a atriz estreia nas telonas no início de outubro ao lado de Kéfera no filme "É Fada!", dirigido por Daniel Filho, e contou que mesmo com bastante experiência na TV, aprendeu muito nos sets de filmagem.

"É diferente de tudo que eu achava que era, imaginava que era uma extensão da televisão, mas não. Foi um aprendizado, porque tive que aprender a suavizar tudo que eu tinha de televisão, minhas caretas, minhas expressões, no cinema é tudo muito grande, então uma piscadinha fica enorme. Estou realizando um sonho que é o cinema. Quero fazer cada vez mais, é bagagem, aprendizado e não quero mais largar'.

Prestes a completar 16 anos em outubro, Klara também já deixou as bonecas de lado, passou a usar maquiagem, salto alto e deu seu primeiro beijo na boca em cena este ano no espetáculo "Aprendiz de Feiticeiro", mas disse que ainda se surpreende com a reação das pessoas ao perceberem que ela cresceu.

"O tratamento das pessoas mudou, a forma como elas me olham. Meu público mudou, a criança que cresceu comigo agora gosta das minhas roupas, do meu cabelo, o menino fala que eu sou o crush... Mas são coisas que vão mudando e eu vou me adaptando aos poucos. O impacto da primeira foto que eu postei nas minhas redes sociais mais mulher foi estranho (risos). Em cena quando faço a cena de beijo na boca a reação das pessoas é sempre apavorante porque para os pais a última imagem que eles tem de mim é de quando eu era muito pequena, mas isso se desfaz quando dou o beijo".

Acostumada com a fama e o assédio, Klara também responsabiliza a forma como foi criada para manter os pés no chão e não se deslumbrar.

"Meus pais sempre me colocaram muito na realidade, tem até uma frase que minha mãe sempre usa: 'Se você voar demais e subir para a cabeça, corto suas pernas para bater a bunda no chão e sentir o peso' (risos). Minha mãe sempre me ajudou a voar, ela quer que eu atinja meus sonhos, está sempre ao meu lado, mas se eu virar um nojinho eles cortam minhas pernas", brincou.