Topo

TV e Famosos

Lembra dele? André Luiz Miranda volta à TV em novela bíblica na Record

Montagem/UOL
André Luiz Miranda como Tiziu em "Terra Nostra" (1999) e atualmente Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/10/2016 19h14

Lembra dele? André Luiz Miranda, que fez sucesso em 1999 como Tiziu em "Terra Nostra", voltará às novelas. Aos 29 anos. O ator está no elenco da próxima novela bíblica da Record, "O Rico e Lázaro" (título provisório). Ele fará o servo Ebede-Meleque na trama de Paula Richard com direção de Edgard Miranda.

"O tempo passa, mas a cara é a mesma", brinca o ator, relembrando sua estreia na TV como Tiziu. Ansioso para seu retorno às novelas, ele estuda o personagem há pouco mais de um mês, quando recebeu o convite da Record, lê a Bíblia e iniciará um workshop com historiadores e os autores da trama.

"Ele vai ser servo da rainha de Judá, interpretada pela Vera Zimmermann. Há uma passagem na Bíblia em que o rei coloca Jeremias dentro de um poço para ele morrer de fome e sede. Como acredita muito nas palavras de Deus e de Jeremias, ele clama pelo perdão e tira Jeremias poço. Judá será destruída pelos babilônicos e Ebede-Meleque será um dos únicos sobreviventes", antecipa.

Reprodução/Paramount
Morgan Freeman usou barba e dreads em "Ben-Hur" Imagem: Reprodução/Paramount
Para seu novo trabalho na TV, André Luiz usará dreadlocks e deixará barba e cabelo crescerem. "Meu cabelo já foi black power, raspado, até o ombro, mas dread gigante nunca tive, vai ser uma experiência nova. A referência do personagem é o Morgan Freeman no filme 'Ben-Hur', com o dread gigante, uma barba avantajada. Não sei se chego até lá, mas eles querem tudo de verdade, natural, não querem barba falsa", compara.

Ator, pai e empresário

André Luiz também voltou a malhar, atividade que havia abandonado com o nascimento de sua primeira filha, hoje com sete meses: "Eu era fitness, mas depois que a Beatriz nasceu a atenção ficou toda para ela. Acordo de madrugada mesmo, fico sem dormir, achava que era balela mas realmente acontece. Mas uma das exigências do personagem é ter um porte físico maior, por isso entrei na academia e estou fazendo dieta".

A ansiedade para voltar à TV explica a dedicação nos treinos para viver Ebede-Meleque. André não atua desde o início de 2014, quando fez "Pecado Mortal", também na Record (onde também atuou em "Chamas da Vida"). Na época, abriu um bar e restaurante na zona norte do Rio de Janeiro com dois sócios.

"[Atuar] é o que amo fazer, é minha paixão, minha profissão. Ficar afastado daquilo que você ama é muito difícil. Precisava tomar conta dos negócios no restaurante, [o afastamento] foi proposital, mas a saudade batia direto. Decidi dar um tempinho e correr atrás daquilo que amo", explica.

Reprodução/TV Globo
André Luiz Miranda ficou famoso em 1999 como Tiziu em "Terra Nostra" Imagem: Reprodução/TV Globo
Antes de virar empresário, André Luiz fez novelas na Record, Band e Globo. Um dos trabalhos mais recentes foi em "Avenida Brasil" (2012), como o garçom Valentim. Apesar do sucesso da trama, os clientes ainda o reconhecem como Tiziu, garoto carismático de "Terra Nostra".

"Perguntam 'E aí, desistiu da carreira? Agora está trabalhando em restaurante?'. Falo que a vida de ator é assim, tem seus altos e baixos. Fiz diversas novelas, mas a maioria só se lembra do Tiziu. Tinha dez anos, muito novo para uma responsabilidade enorme. É um personagem maravilhoso, que guardo com carinho até hoje. Fico muito feliz de ser reconhecido pelos trabalhos que fiz", comemora.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, do UOL, "O Rico e Lázaro" deverá se chamar "Entre o Céu e a Terra". A novela terá no elenco Igor Rickli, Dudu Azevedo, as gêmeas Giselle e Michelle Batista, Giselle Itié, Maitê Padilha, Rafael Almeida, Milena Toscano, Zécarlos Machado, Ângelo Paes Leme, Lucinha Lins, Felipe Cardoso, Fernando Sampaio, Pérola Faria, Gustavo Leão e Roger Gobeth, com quem André Luiz contracenou em "Floribella" (2005), na Band. Vitor Hugo, que fará Jeremias, também atuou com ele em "Pecado Mortal".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos