Topo

Lembra dele? André Luiz Miranda volta à TV em novela bíblica na Record

André Luiz Miranda como Tiziu em "Terra Nostra" (1999) e atualmente - Montagem/UOL
André Luiz Miranda como Tiziu em "Terra Nostra" (1999) e atualmente Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/10/2016 19h14

Lembra dele? André Luiz Miranda, que fez sucesso em 1999 como Tiziu em "Terra Nostra", voltará às novelas. Aos 29 anos. O ator está no elenco da próxima novela bíblica da Record, "O Rico e Lázaro" (título provisório). Ele fará o servo Ebede-Meleque na trama de Paula Richard com direção de Edgard Miranda.

"O tempo passa, mas a cara é a mesma", brinca o ator, relembrando sua estreia na TV como Tiziu. Ansioso para seu retorno às novelas, ele estuda o personagem há pouco mais de um mês, quando recebeu o convite da Record, lê a Bíblia e iniciará um workshop com historiadores e os autores da trama.

"Ele vai ser servo da rainha de Judá, interpretada pela Vera Zimmermann. Há uma passagem na Bíblia em que o rei coloca Jeremias dentro de um poço para ele morrer de fome e sede. Como acredita muito nas palavras de Deus e de Jeremias, ele clama pelo perdão e tira Jeremias poço. Judá será destruída pelos babilônicos e Ebede-Meleque será um dos únicos sobreviventes", antecipa.

Morgan Freeman usou barba e dreads em "Ben-Hur" - Reprodução/Paramount - Reprodução/Paramount
Morgan Freeman usou barba e dreads em "Ben-Hur"
Imagem: Reprodução/Paramount
Para seu novo trabalho na TV, André Luiz usará dreadlocks e deixará barba e cabelo crescerem. "Meu cabelo já foi black power, raspado, até o ombro, mas dread gigante nunca tive, vai ser uma experiência nova. A referência do personagem é o Morgan Freeman no filme 'Ben-Hur', com o dread gigante, uma barba avantajada. Não sei se chego até lá, mas eles querem tudo de verdade, natural, não querem barba falsa", compara.

Ator, pai e empresário

André Luiz também voltou a malhar, atividade que havia abandonado com o nascimento de sua primeira filha, hoje com sete meses: "Eu era fitness, mas depois que a Beatriz nasceu a atenção ficou toda para ela. Acordo de madrugada mesmo, fico sem dormir, achava que era balela mas realmente acontece. Mas uma das exigências do personagem é ter um porte físico maior, por isso entrei na academia e estou fazendo dieta".

A ansiedade para voltar à TV explica a dedicação nos treinos para viver Ebede-Meleque. André não atua desde o início de 2014, quando fez "Pecado Mortal", também na Record (onde também atuou em "Chamas da Vida"). Na época, abriu um bar e restaurante na zona norte do Rio de Janeiro com dois sócios.

"[Atuar] é o que amo fazer, é minha paixão, minha profissão. Ficar afastado daquilo que você ama é muito difícil. Precisava tomar conta dos negócios no restaurante, [o afastamento] foi proposital, mas a saudade batia direto. Decidi dar um tempinho e correr atrás daquilo que amo", explica.

André Luiz Miranda ficou famoso em 1999 como Tiziu em "Terra Nostra" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
André Luiz Miranda ficou famoso em 1999 como Tiziu em "Terra Nostra"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Antes de virar empresário, André Luiz fez novelas na Record, Band e Globo. Um dos trabalhos mais recentes foi em "Avenida Brasil" (2012), como o garçom Valentim. Apesar do sucesso da trama, os clientes ainda o reconhecem como Tiziu, garoto carismático de "Terra Nostra".

"Perguntam 'E aí, desistiu da carreira? Agora está trabalhando em restaurante?'. Falo que a vida de ator é assim, tem seus altos e baixos. Fiz diversas novelas, mas a maioria só se lembra do Tiziu. Tinha dez anos, muito novo para uma responsabilidade enorme. É um personagem maravilhoso, que guardo com carinho até hoje. Fico muito feliz de ser reconhecido pelos trabalhos que fiz", comemora.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, do UOL, "O Rico e Lázaro" deverá se chamar "Entre o Céu e a Terra". A novela terá no elenco Igor Rickli, Dudu Azevedo, as gêmeas Giselle e Michelle Batista, Giselle Itié, Maitê Padilha, Rafael Almeida, Milena Toscano, Zécarlos Machado, Ângelo Paes Leme, Lucinha Lins, Felipe Cardoso, Fernando Sampaio, Pérola Faria, Gustavo Leão e Roger Gobeth, com quem André Luiz contracenou em "Floribella" (2005), na Band. Vitor Hugo, que fará Jeremias, também atuou com ele em "Pecado Mortal".