Topo

"Quero chinelo velho e ficar com meu broto", diz Cid Moreira sobre 90 anos

O ex-âncora do "JN": "Gosto muito de interagir com as pessoas, não só no Face, mas também na rua" - Marcos Ribas/Brazil News
O ex-âncora do "JN": "Gosto muito de interagir com as pessoas, não só no Face, mas também na rua" Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 09h50

Aos 89 anos, Cid Moreira não gosta mais de festas. E se o ofício o obriga a estar em uma, especialmente fora do Rio de Janeiro, cidade em que mora, ele não deixa de reclamar.

“Também não gosto de viajar. A viagem é ruim porque você tem que enfrentar o aeroporto. Uma coisa que me irrita é tirar o cinto. Se a calça estiver frouxa, ela cai”, afirma em entrevista ao UOL, durante o lançamento de uma nova versão da Bíblia promovida pela editora Mundo Cristão, em São Paulo.  

Dono do recorde mundial, registrado pelo Guiness Book, de apresentador de um mesmo telejornal, Moreira, que esteve por 27 anos à frente do “Jornal Nacional”, considera sua carreira de jornalista encerrada. “Cumpri a minha fase no jornalismo, a minha fase atual é a Bíblia, é meu carro-chefe, mas também estou estudando poemas nacionais, os poemas clássicos, que pretendo gravar e lançar”, conta.

Cid Moreira  - Orlando Oliveira/AgNews - Orlando Oliveira/AgNews
Cid Moreira ao lado de Fátima Sampaio. Casal está junto há 16 anos
Imagem: Orlando Oliveira/AgNews
Prestes a completar 90 anos, Cid deve fazer uma retrospectiva de sua carreira e aproveitar a idade para celebrar. “Vai ter holofotes, muitos foguetes e vou sumir no meio da fumaça”, brinca. Na realidade, o apresentador quer mesmo é relaxar. “É normal para um cara que chegou na minha idade. Quero botar chinelo velho e ficar no meu computador, com meu broto aqui”, diz ao abraçar a mulher, Fátima Sampaio Moreira, com quem é casado há 16 anos.

Também jornalista, Fátima, de 52 anos, se emociona ao falar da jornada ao lado do marido. “A gente se conheceu e ele tinha 72, eu realmente me apaixonei, mas ele já era um senhor. Eu sempre me preocupei com os cuidados. A saúde dele é ótima, ele não tem nada, mas estar com ele é um exercício diário de amor e humildade”, afirma.

Adepto do Facebook, Cid diz que gosta de interagir nas novas mídias. “O novo é sempre bem-vindo. Eu venho do tempo do rádio, da TV em preto e branco. Venho acompanhando essa evolução. Gosto muito de interagir com as pessoas, não só no Face, mas também na rua. As pessoas vêm me agradecer: 'Olha eu melhorei ouvindo sua Bíblia'. Isso é um troféu que eu recebo a todo instante."