Topo

Príncipe Harry confirma namoro com atriz e critica assédio da imprensa

Getty Images e Reprodção/Instagram
Imagem: Getty Images e Reprodção/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 08h58

O príncipe Harry confirmou que está namorando a atriz Meghan Markle, da série "Suits", conforme era já especulado pela imprensa internacional, e lamentou o assédio enfrentado por ele e por sua nova namorada. As declarações estão em um comunicado do Palácio de Kensington divulgado nesta terça-feira (8) e considerado excepcionalmente forte para os padrões da casa real britânica.

O texto esclarece que o príncipe sentiu a necessidade de se posicionar devido ao frenesi da imprensa: "Ele raramente toma uma atitude formal em relação às constantes publicações de histórias fictícias que são escritas sobre ele, que tem trabalhado duro para desenvolver uma relação profissional com a mídia, focado em seu trabalho e em questões com as quais ele se preocupa. Mas na semana passada isso passou dos limites". 

Machismo e racismo

A declaração ressaltou o tratamento que Markle tem recebido nas últimas semanas. "Sua namorada, Meghan Markle, foi submetida a uma onda de abuso e assédio", criticou o palácio.

“Parte disso tem sido muito público. A detração na primeira página de um jornal nacional; as conotações raciais de artigos de opinião; e o machismo e o racismo descarado dos trolls das redes sociais e dos comentários em artigos da internet”.

A referência ao jornal provavelmente se deve ao tabloide The Sun, que entrevistou a irmã da atriz e colocou em sua capa a manchete "não se apaixone pela minha irmã, Harry".

O Palácio de Kensigton ainda citou os demais problemas que o casal tem enfrentado desde que o namoro foi divulgado, incluindo subornos oferecidos ao ex dela: “As batalhas legais para manter histórias difamatórias fora dos jornais; a mãe dela ter que lutar para passar entre os fotógrafos e chegar à sua porta da frente; as tentativas de repórteres e fotógrafos de entrarem ilegalmente em sua casa e as ligações para a polícia subsequentes; os subornos substanciais oferecidos por jornais ao ex-namorado dela; o bombardeamento de quase todos os amigos, colegas de trabalho e entes queridos”. 

De acordo com o texto, "Harry está preocupado com a segurança de Markle e profundamente desapontado por não poder protegê-la". 

"Não é correto que em poucos meses de relacionamento com ele, a senhorita Markle esteja envolvida em tamanha tempestade. Ele sabe que os comentaristas vão dizer, 'esse é o preço que ele tem que pagar' e que 'tudo isso faz parte do jogo'. Ele discorda veementemente. Isso não é um jogo - diz respeito à vida dos dois". 

Segundo o Palácio, o irmão do príncipe William pediu para que o comunicado fosse publicado a fim de que profissionais da imprensa parassem para refletir, "antes que algo mais prejudicial aconteça". 
 
"Ele sabe que é incomum a divulgação de um comunicado como esse, mas ele acredita que pessoas de bom senso irão compreender por que ele sentiu que era necessário se pronunciar publicamente", informou.
 
O palácio afirma que o casal "mantém um relacionamento há alguns meses" e que "não é certo" submeter a atriz a tal tratamento.
 

Namoro

O namoro de Harry, 32, e Meghan, 35, foi revelado pela imprensa britânica no fim de outubro. De acordo com o jornal "Daily Express", o casal se conheceu em maio no Canadá, quando ele estava promovendo os Jogos Invictus 2017. Eles se encontraram em Toronto, onde Markle passa boa parte do ano, já que a série "Suits" é rodada na cidade.

Markle, que ama viagens, gastronomia e ioga, foi várias vezes ao Reino Unido e inclusive se hospedou no palácio de Kensington, onde conheceu os duques de Cambridge, William e Kate.

Após a notícia do namoro ser divulgada, internautas descobriram uma possível evidência do romance dos dois: a atriz postou em seu Instagram, no último dia 20, uma foto tirada no Reino Unido, com uma pulseira igual a uma com que Harry foi visto em março. Fãs especulam que o príncipe possa ter dado a pulseira de presente para a nova namorada. 

*Com informações da BBC