Topo

Maju diz que faz 10 minutos de ioga e meditação antes de entrar no "JN"

Maju diz que não sabia o que era frente fria antes de ser "moça do tempo"  - Reprodução/TV Globo
Maju diz que não sabia o que era frente fria antes de ser "moça do tempo" Imagem: Reprodução/TV Globo

DO UOL, em São Paulo

13/11/2016 00h47

Maria Júlia Coutinho, também conhecida como Maju, contou na noite deste sábado (12) que sempre faz 10 minutos de ioga e meditação antes de entrar ao vivo, no "Jornal Nacional", e, segundo a jornalista, a técnica serve para controlar a adrenalina.

"Eu faço ioga [disciplina tradicional hindu] e meditação antes de entrar no 'JN'. Eu fujo para o prédio administrativo da emissora e fico por lá uns 10 minutos fazendo a meditação, todos os dias, para controlar a adrenalina. Eu respiro muito para entrar serena no ar. Eu aprendi a controlar [a minha adrenalina] e devo isso à meditação", disse ela durante participação no "Altas Horas".

Maju admitiu ter ficado "sem jeito" ao ser chamada pelo apelido no "Jornal Nacional" devido à importância que o principal telejornal representa na TV brasileira.

"Eu fiquei [muito desconsertada]. Eu até desconfiava que chegaria este momento, mas fiquei desconsertada porque, sei lá, é o 'Jornal Nacional', né? Aquele jornal seríssimo e não esperava que fosse aquela hora, fiquei sem jeito", afirmou a profissional, referindo-se ao momento em que Bonner pergunta a ela se prefere ser chamada de Maju ou Maria Júlia Coutinho.

Ainda no programa, Maju também contou que não sabia nem o que era frente fria ou a classificação de nuvem antes de se tornar a principal moça do tempo da TV Globo.

"O meu nível de conhecimento sobre o assunto era zero a ponto de não saber a classificação de nuvem, como chove, o que é frente fria [etc]. Nós temos os meteorologistas que fazem parte da nossa equipe e eles é quem vão passando as informações", explicou.

Formada pela Faculdade Cásper Líbero e com rápida passagem pela TV Cultura, Maria Júlia iniciou a sua carreira no Jornalismo da Globo como repórter de telejornais locais, em São Paulo. Se tornou pouco tempo depois a moça do tempo no "SPTV", "Bom Dia São Paulo", "Bom Dia Brasil", no "Jornal Hoje" e também no "Hora 1".

Ela ficou conhecida na redação paulista com esse apelido, "Maju" (para os íntimos), mas, diferentemente do que a maioria pensa, Maju recebeu a alcunha na época em que estudava no magistério e foi ressuscitado por Chico Pinheiro no "Bom Dia Brasil".

É considerada uma das repórteres mais simpáticas da emissora, e ganhou legião de fãs nas redes sociais depois que passou a interagir diariamente com William Bonner no "JN".