Topo

Quando um meme de internet vira uma história de terror na vida real

Foto não-identificada que deu origem ao meme do Slenderman na internet - Reprodução - Reprodução
Foto não-identificada que deu origem ao meme do Slenderman na internet
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/11/2016 14h50

Duas garotas de 12 anos foram detidas, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, após esfaquearem por 19 vezes uma amiga da mesma idade, que sobreviveu. O crime - que ainda deve ir a julgamento - é o centro do documentário "Beware the Slenderman", que a HBO levará ao ar em janeiro de 2017.

Não bastasse a idade das meninas, o que torna a história ainda mais sinistra é a suposta motivação do crime, cometido em 2014.

Em entrevista à polícia após serem presas em flagrante com a arma com que tentaram assassinar a amiga, Morgan Geyser e Anissa Weier disseram que o fizeram para servir ao "Slenderman" (algo como o Homem Comprido, em tradução livre), criatura de ficção surgida anos atrás em um fórum de internet a partir de uma foto anônima e que já inspirou memes e até jogos na web.

"Anissa disse que a gente tinha que fazer [o assassinato]. Ela disse que ele mataria nossas famílias... Um homem. Ele pode ter entre 1,80 a 4 metros de altura. Ele não tem rosto. Sua pele é branca", descreve Morgan, a menina acusada de dar as facadas.

Exibido pela primeira vez em março deste ano, no festival South By Southwest, em Austin, "Beware the Slender Man" acompanha não só os desdobramentos legais do caso chocante como também a maneira como "os recantos obscuros da internet conseguem influenciar os jovens consumidores mais influenciáveis" dessa mídia, diz a sinopse do filme na página da HBO.

Segundo o site da revista "NME", a tentativa de homicídio relatada no documentário, por sua vez, deu origem a músicas, outros programas de TV e também deve inspirar os produtores da popular série "American Horror Story" em sua próxima temporada.