É feio ou é galã? Página faz sucesso apontando feiura em bonitões famosos
O que o ator Felipe Simas, o jogador de futebol Gerard Piqué e o Hipster da Federal têm em comum? São todos muito gatos, certo? Errado. O que a maioria das pessoas enxerga como beleza é na verdade golpe e não passa de "má diagramação".
Essa é a opinião do jornalista Helder Maldonado, de 31 anos, criador da fanpage Galãs Feios. Seguida por 391 mil pessoas no Facebook, a página de humor reúne provas de que, dependendo do ponto de vista e de um bom tapa no visual, todo homem pode ser galã.
“Tudo começou quando eu estava trabalhando e recebi umas fotos dos irmãos Simas [os atores Felipe, Rodrigo e Bruno Gissoni]. Eu já vinha me questionando o porquê de eles, principalmente o Felipe, serem considerados galãs. Achava uma forçada de barra da rede Globo e da imprensa. Eu ficava olhando e falava: ‘Esse cara não pode ser galã, ele é no máximo um bom ator’”, conta Maldonado em entrevista ao UOL.
Com apenas uma semana no ar, a página ganhou 10 mil seguidores. “Aparentemente, havia uma demanda reprimida por questionar a beleza dos galãs”, diz o jornalista, que atualmente recebe uma média de 30 sugestões de novos posts por dia.
O objetivo da Galãs Feios é basicamente desmascarar homens que ganham destaque na mídia por serem bonitos. A página já ousou apontar defeitos em unanimidades de todas as gerações. De José Mayer a Justin Bieber, quase ninguém passa batido. Até Lucas Valença, o Hipster da Federal, já apareceu por lá.
Ian Somerhalder é gato? “Calma, ele só tem olho azul”, diz um post. Além de bonito é bom cantor? “Imagina, Ed Sheeran só é ruivo”, afirma outro. E o charme do Vincent Cassel? “Espera aí, gente, ele só é francês”, alerta a página.
Que homão da p*****
Nem só de apontar os defeitos dos homens vive a Galãs Feios. Vira e mexe, a página distribui o prêmio “Que homão da p*****”. O reconhecimento é concedido àqueles homens que admitem não serem galãs. Um dos detentores do título é o ator Bruno Bellarmino, atualmente no ar como o Luizão da série “Supermax” da Globo.
“Vi que eu estava lá na página e fui conferir os comentários, foi quando percebi que todo mundo lascava o pau na minha feiura. Quer dizer, na feiura do Luizão, já que a foto que eles puseram era a do meu personagem”, lembra Bellarmino. “Fui lá defender o Luizão, mas a recepção das pessoas foi tão bacana que para eu não ficar triste por ser chamado de feio me puseram o título de ‘homão da p****’, uma espécie de eufemismo para dizer: ‘Ah, beleza! Você é feio, mas pelo menos é um homão”, conta o ator, que considera o espanhol Javier Bardem como o maior galã feio da atualidade.
Na opinião de Maldonado, o cantor Tiago Iorc é quem atualmente faz o melhor uso do “kit galã”, apelido dado para o visual composto por coque samurai e barba de lenhador, e amplamente usado pelos famosos. “Se não fosse o coque e a barba ele não seria considerado galã. Não que ele seja uma pessoa feia, mas com esse estilo, o sucesso dele com as mulheres cresceu”, afirma.
Apesar da maioria dos famosos encarar a brincadeira com bom humor, Maldonado diz que já teve casos de homens que apareceram na Galãs Feios e pediram para serem retirados “Teve um, não era nem muito famoso, era um modelo, que até ameaçou de processo. Falou que tinha repercutido negativamente na parte profissional”.
Mas afinal, existe algum homem que só é galã e não é feio? Para Maldonado, o modelo Rodrigo Hilbert e o cantor Bon Jovi são exemplos de beleza masculina incontestável. “Bon Jovi está de cabelo branco. É um senhor e mesmo assim continua bonito”, afirma. “Já o Rodrigo eu até consegui achar uma foto comprometedora. Está cafona, mas não chega a ser feio”, conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.