É feio ou é galã? Página faz sucesso apontando feiura em bonitões famosos
O que o ator Felipe Simas, o jogador de futebol Gerard Piqué e o Hipster da Federal têm em comum? São todos muito gatos, certo? Errado. O que a maioria das pessoas enxerga como beleza é na verdade golpe e não passa de "má diagramação".
Essa é a opinião do jornalista Helder Maldonado, de 31 anos, criador da fanpage Galãs Feios. Seguida por 391 mil pessoas no Facebook, a página de humor reúne provas de que, dependendo do ponto de vista e de um bom tapa no visual, todo homem pode ser galã.
“Tudo começou quando eu estava trabalhando e recebi umas fotos dos irmãos Simas [os atores Felipe, Rodrigo e Bruno Gissoni]. Eu já vinha me questionando o porquê de eles, principalmente o Felipe, serem considerados galãs. Achava uma forçada de barra da rede Globo e da imprensa. Eu ficava olhando e falava: ‘Esse cara não pode ser galã, ele é no máximo um bom ator’”, conta Maldonado em entrevista ao UOL.

O objetivo da Galãs Feios é basicamente desmascarar homens que ganham destaque na mídia por serem bonitos. A página já ousou apontar defeitos em unanimidades de todas as gerações. De José Mayer a Justin Bieber, quase ninguém passa batido. Até Lucas Valença, o Hipster da Federal, já apareceu por lá.
Ian Somerhalder é gato? “Calma, ele só tem olho azul”, diz um post. Além de bonito é bom cantor? “Imagina, Ed Sheeran só é ruivo”, afirma outro. E o charme do Vincent Cassel? “Espera aí, gente, ele só é francês”, alerta a página.
Que homão da p*****

“Vi que eu estava lá na página e fui conferir os comentários, foi quando percebi que todo mundo lascava o pau na minha feiura. Quer dizer, na feiura do Luizão, já que a foto que eles puseram era a do meu personagem”, lembra Bellarmino. “Fui lá defender o Luizão, mas a recepção das pessoas foi tão bacana que para eu não ficar triste por ser chamado de feio me puseram o título de ‘homão da p****’, uma espécie de eufemismo para dizer: ‘Ah, beleza! Você é feio, mas pelo menos é um homão”, conta o ator, que considera o espanhol Javier Bardem como o maior galã feio da atualidade.
Na opinião de Maldonado, o cantor Tiago Iorc é quem atualmente faz o melhor uso do “kit galã”, apelido dado para o visual composto por coque samurai e barba de lenhador, e amplamente usado pelos famosos. “Se não fosse o coque e a barba ele não seria considerado galã. Não que ele seja uma pessoa feia, mas com esse estilo, o sucesso dele com as mulheres cresceu”, afirma.

Mas afinal, existe algum homem que só é galã e não é feio? Para Maldonado, o modelo Rodrigo Hilbert e o cantor Bon Jovi são exemplos de beleza masculina incontestável. “Bon Jovi está de cabelo branco. É um senhor e mesmo assim continua bonito”, afirma. “Já o Rodrigo eu até consegui achar uma foto comprometedora. Está cafona, mas não chega a ser feio”, conclui.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.